O peritônio é uma extensa membrana serosa, formada essencialmente por tecido conjuntivo, que reveste o interior das paredes da cavidade abdominal e expande-se para cobrir a maior parte dos órgãos que contém.
O peritônio é a fina membrana serosa que reveste as paredes das cavidades abdominal e pélvica e reveste as vísceras abdominais e pélvicas. É a maior membrana serosa do corpo humano e tem um arranjo bastante complexo.
Esta estrutura apresenta duas lâminas, o peritônio parietal e o visceral. Entre as duas lâminas existem uma cavidade virtual que contém uma pequena quantidade de líquido, a cavidade peritoneal. Alguns órgãos abdominais podem ser classificados em retroperitoneais ou peritoneais.
A cavidade abdominal comporta os estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas e ductos biliares, baço, intestinos delgado e grosso, rins, glândulas suprarrenais e os vasos abdominais, que são ramificações da aorta abdominal.
O peritônio é formado por duas camadas:
A cavidade abdominal comporta os estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas e ductos biliares, baço, intestinos delgado e grosso, rins, glândulas suprarrenais e os vasos abdominais, que são ramificações da aorta abdominal.
A cavidade corporal é qualquer área do corpo de um animal que esteja circunscrita e parcialmente isolada do resto do corpo. Essas divisões podem ser definidas por ossos (caixa craniana), músculos e membranas (cavidade abdominal), ossos e músculos (caixa toráxica).
Todas elas são produzidas pela presença de estruturas no tecido extraperitoneal:
Relações Peritoneais Os órgãos intraperitoneais são completamente envolvidos pelo peritônio visceral. Esses órgãos são o fígado, baço, estômago, parte superior do duodeno, jejuno, íleo, cólon transverso, cólon sigmóide e parte superior do reto.
A porção superior, a cavidade abdominal, contém o estômago, o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o intestino delgado e a maior parte do intestino grosso. A porção inferior, a cavidade pélvica, contém a bexiga urinária, porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos.
Uma camada protetora que é chamada de peritônio, que desempenha um papel na imunidade, órgãos de suporte e armazenamento de gordura e reveste a cavidade abdominal. Como mostrado no diagrama abaixo à esquerda, a cavidade abdominal foi dividida em nove áreas diferentes, onde cada órgão não necessariamente ocupa apenas um dos quadrantes.
A porção inferior, a cavidade pélvica, contém a bexiga urinária, porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos. A cavidade pélvica está localizada entre dois planos imaginários, que estão indicados pelas linhas tracejadas da Figura 1.a.
Os espaços dentro do corpo que contêm os órgãos internos são chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos. A Figura abaixo mostra as duas principais cavidades do corpo: dorsal e ventral. A cavidade dorsal do corpo está localizada próxima à superfície posterior ou dorsal do corpo.
Como inserir date no SQL Server?
Como importar KML para AutoCAD 2021?
Como instalar o emulador do Nintendo 64?
O que são os ícones no PowerPoint?
Como importar um arquivo KML no Google Maps?
Como instalar sensor termopar?
Como não deixar ninguém ver minhas curtidas no Facebook?
Como fazer tabela no planilhas?
Como configurar o aparelho da SKY HDTV?
Como criar um template em Word?
Qual melhor LED para sanca aberta?
Tem como conectar o celular no PS4?
Qual tipo de fundação para solo com água?
Como colocar texto em um vídeo online?
Como envernizar folhas verdes?
Como colocar uma imagem de capa no Google Docs?
Como podemos usar os prefixos em inglês?