5 de março de 1998 – 11 de junho de 1999
Guerra do Kosovo/Períodos
A guerra do kosovo envolve o conflito por questões étnicas e religiosas, tendo como principal motivo o pedido de independência dos kosovares. A guerra de Kosovo começou em 5 de março de 1998, quando a província Kosovo, situada em Iugoslávia, na Europa, decidiu lutar pela sua independência.
A República Federativa Socialista da Iugoslávia deixou de existir oficialmente em abril de 1992, quando se fragmentou em meio a vários conflitos bélicos em Bósnia, Croácia, Macedônia, Eslovênia e República Federal da Iugoslávia, que, por sua vez, se dividiu em Sérvia e Montenegro em 2006.
A Guerra do Kosovo começou no dia 24 de março, na Iugoslávia. Foram 79 dias de intensos bombardeios. De um lado, a província, Kosovo, lutando pela independência, e de outro, as forças sérvias, sob a liderança do presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, que não aceitava perder a província.
O Kosovo, que era território do estado sérvio medieval, local da épica batalha do Kosovo de 1389, foi conquistada pelo Império Otomano em 1455. ... A Sérvia perdeu o controle do território em ambas Guerras Mundiais, nas quais vários sérvios do Kosovo foram expulsos por grupos albaneses armados.
Guerra do Kosovo
Guerra de Kosovo | |
---|---|
Dissolução da Iugoslávia; Conflito sérvio-albanês; Guerras iugoslavas | |
Data | 26 de Fevereiro de 1998 – 10 de Junho de 1999 |
Local | Kosovo, Sérvia, República Federal da Iugoslávia |
Por fim, aborde a extinção oficial da Iugoslávia, em 2003, quando surgiu um país denominado Sérvia e Montenegro, que, em 2006, foi separado em duas nações: os sérvios e os montenegrinos.
A guerra durou pouco mais de três anos e causou cerca de 200 mil vítimas entre civis e militares e 1,8 milhões de deslocados, de acordo com relatórios recentes. Do total de 97 207 vítimas documentadas, 65% eram muçulmanos bósnios, 25% sérvios e 8% croatas.
Estes conflitos foram: 19: Conflito entre forças de segurança sérvias, Iugoslávia e o Exército de Libertação do Kosovo (ELK), uma guerrilha formada por integrantes de origem étnica albanesa que lutava pela independência da província.
O tratado previa a autonomia de Kosovo, a retirada das forças sérvias da província e a presença de tropas de paz, sob o comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte, para monitorar o acordo caso ele entrasse em vigor. A reunião realizada em fevereiro de 1999, na região no castelo de Rambouillet, na França, fracassou.
A Sérvia declarou que a independência da província violava o Direito Internacional e sua soberania, portanto, não reconheceria o Kosovo como Estado independente. A Rússia, que também possui movimentos separatistas dentro do seu território e é uma antiga aliada da Sérvia, também não reconhece a independência do país.
Prédio do Exército destruído na "Operação Força Aliada". Após 79 dias de bombardeios, em 3 de Junho de 1999, os líderes ocidentais e Milosevic chegaram a acordo para o fim da guerra: as tropas sérvias iriam retirar-se e permitir o estacionamento de uma força internacional de paz no Kosovo.
O que se comprava com R$ 1 em 1994?
Quem toma remédio para artrite pode tomar cerveja?
Qual país que pode ter mais de uma esposa?
Porque Jon Snow é sobrinho de Daenerys?
Quanto tempo demora para fazer uma endoscopia pelo SUS?
Como tirar mancha de álcool 70 da roupa?
Como alongar o músculo peitoral?
Como ganhar força e resistência muscular?
O que é um discurso religioso?
Quais são os melhores tipos de diodo?
Qual limite de horas trabalhadas por semana?
Qual o significado da palavra espírito no hebraico?
Qual o prazo para renovar a CNH em 2022?
Como se chama a pessoa que tem seu próprio negócio?