A fissão binária bacteriana é o processo pelo qual as bactérias realizam a divisão celular. Conceitualmente, a fissão binária é semelhante à mitose que acontece em organismos multicelulares (como plantas e animais), mas sua finalidade é diferente.
A estrutura celular bacteriana é formada por uma célula procariótica (não possui membrana nuclear e o seu material nuclear encontra-se disperso no citoplasma), constituída de: Membrana plasmática: Camada envoltória do citoplasma celular, constituída de fosfolipídeos, proteínas e estruturas como os lipídeos.
A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.
Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, no qual uma célula, denominada célula-mãe, origina duas ou quatro células-filhas, contendo, essas, toda a informação genética de sua espécie. Os organismos pluricelulares, como os humanos, contêm cerca de dez milhões de milhões de células (1013).
Na bactéria receptora pode ocorrer recombinação genética entre o cromossomo e o fragmento de DNA unido ao plasmídio recebido da bactéria doadora. Assim, a conjugação possibilita o aumento da variabilidade genética da população bacteriana, o que contribui para a sua adaptação a determinado ambiente.
As bactérias são seres procariontes e unicelulares, isto é, são formadas por uma única célula, sem núcleo e com organelas ligadas à membrana. Elas podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos que possuem formas típicas e variam entre as espécies.
A parede celular apresenta como principal função proteger a célula, reforçando-a externamente. Diante disso, tem papel muito importante para evitar a plasmoptise (ruptura da célula devido ao aumento de líquido em seu interior) em plantas e alguns protozoários, bactérias e fungos.
Neles, o processo ocorre por fissão binária. É importante lembrar que classificamos esse tipo de divisão como assexuada, ou seja, sem recombinação genética. Já nos organismos eucariontes, ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Meiose é um tipo de divisão celular.
Uma bactéria, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes, leva aproximadamente vinte minutos para completar todo o processo de divisão. Agora, imagine, se a cada vinte minutos surgem duas novas bactérias, quantas surgirão num período de 24 horas?
Primeiramente, nenhum fuso mitótico é formado nas bactérias. Além disso, tanto a replicação quanto a separação do DNA acontecem ao mesmo tempo durante a fissão binária. Todavia, na mitose, esses processos ocorrem em tempos diferentes do ciclo celular.
As bactérias não apresentam nenhum tipo de reprodução sexuada, e sim recombinação genética que pode ocorrer por transformação, transdução ou conjugação. A transformação ocorre com algumas bactérias que conseguem absorver fragmentos de DNA que se encontram dispersos no meio. Esses fragmentos são incorporados ao material genético das bactérias ...
O que é bom para inchar os músculos?
Como recuperar parede de textura?
Como fazer um resumo de um processo judicial?
Como ler e reter as informações?
Como voltar às configurações do Windows 8?
Como retificar valores da DCTFWeb?
Como reverter um cancelamento de contrato?
Quais são os defeitos causado pela memória RAM?
O que significa restringir dados em segundo plano?
O que fazer com armário antigo?
Como sair da depressão com oração?
Como sair de uma conta do Google no PC?
Como sair de um grupo para sempre?
Como usar o comando cat no Linux?
Como sair de um grupo definitivamente?