No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo.
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.
Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.
Os primeiros exemplos de música popular no Brasil datam do século 17, como o lundu, uma dança africana que chegou ao Brasil diretamente com os escravos vindos da Angola. Mais tarde o lundu, que no início não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.
Xisto Bahia | |
---|---|
Nascimento | 06 de agosto de 1841 (180 anos) Salvador, Bahia |
Nacionalidade | brasileiro |
Morte | 30 de outubro de 1894 (53 anos) Caxambu, Minas Gerais |
Ocupação | Ator, cantor e compositor |
As principais divisões cronológicas da música clássica são: o período da música antiga, que inclui a música medieval (4) e a renascentista (14), o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (16), clássico (17) e romântico (18), e os períodos moderno e ...
Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.
A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos.
Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não européia e finalmente da música pré-histórica.”.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. História da música é estudo das origens e evolução da música ao longo da história. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical.
A metodologia utilizada no estudo da história da música podem incluir a análise de manuscritos e iconografia, o estudo de textos críticos ou literários, a associação entre música e linguagem e a relação entre a música e a sociedade.
Qual a diferença entre dano direto e indireto?
O que é a mudança organizacional?
Tem que cumprir aviso prévio no período de experiência?
O que se entende por Saúde Coletiva?
O que significa uma ilha fluvial?
O que é necessário para ser um Empresário Individual?
Quantos litros de água uma pessoa gasta escovando os dentes com a torneira aberta por 5 minutos?
Onde ficam as maiores pirâmides?
Quantos participantes ainda estão na fazenda?
Quantos litros de água uma pessoa de 100 quilos deve tomar?
Qual o dia da semana de Oxumaré?
Quais matérias tem no 1 ano do ensino médio?
Quantos levantadores tem no vôlei?
O que pode substituir o Apesar de?
Como Steve Jobs voltou para Apple?
Como saber qual capacitor devo usar?
Quem é o mais bonito do K-pop?
Quantas pessoas escreveram a Bíblia é por quanto tempo o processo de produção durou?