Suspeito de usura é que deve provar inocência Se há indícios de agiotagem, cabe ao credor comprovar nos tribunais a legitimidade da cobrança. O entendimento consta na Medida Provisória 2.172-32/2001, mantida em vigor pela Emenda Constitucional 32, e aplicado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.
Logo, tanto doutrina quanto jurisprudência, tem aplicado a taxa de juros prevista pelo parágrafo 1º do artigo 161 do Código Tributário Nacional, qual seja: 1% (um por cento) ao mês. Qualquer taxa cobrada acima disso pode configurar usura ou agiotagem.
Agiotagem consiste no empréstimo de dinheiro a juros excessivos, superiores àqueles legalmente permitidos em Lei, cuja prática de cobrança é considerada CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, denominada USURA PECUNIÁRIA OU REAL. É o que se infere do art.
A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro.
Constitui crime da mesma natureza a usura pecuniária ou real, assim se considerando: a) cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei; cobrar ágio superior à taxa oficial de câmbio, sobre quantia permutada por moeda estrangeira; ou, ainda, emprestar sob ...
O que vem dentro da LOL surpresa?
Como tomar fluconazol 150 mg 2 comprimidos?
Quanto a Apple cobra por aplicativo?
Quanto tempo dura a água do umidificador ventisol?
Como aproveitar uma caixa de papelão?
Que horas tomar o Phyto Power Caps?
Quantas tentativas de entrega a Zattini faz?
O que é a awareness na Gestalt-terapia?
Como saber quanto posso construir no meu terreno?
Como pode fazer o pagamento com o cartão Santander?
Qual a origem de Lavinia Vlasak?
Quantos dias devo tomar Allexofedrin?
Como fazer um soneto perfeito?
Como tomar Tribulus terrestris ciclo?
O que significa quando pensamos muito em uma pessoa?