Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH). Quando estas proteínas (denominadas marcadores tumorais) estão presentes no sangue, sugerem a existência de um tumor maligno.
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
Os principais sintomas do câncer de testículo são: Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso.
A ecografia escrotal (das bolsas escrotais, dos testículos, o epidídimo e o cordão espermático) é um exame por imagem que nos permite avaliar estes importantes órgãos do sistema reprodutor masculino.
Como fazer essa avaliação
Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.
24 curiosidades que você vai gostar
Que alterações podem ser sinal de problemasDiferença no tamanho;Sensação de peso no escroto;Presença de uma massa ou caroço duro no testículo;Dor na região inferior da barriga ou virilha;Presença de sangue no escroto;Dor ou desconforto no testículo ou escroto.
Não existem causas definidas para o desenvolvimento do câncer de testículo, mas alguns fatores de risco costumam estar relacionados com o diagnóstico. O fator de risco mais comum é uma condição de nascença chamada Criptorquidia, em que um ou os dois testículos não descem para a bolsa escrotal no momento da formação.
Como todo câncer, o de testículo possui boas chances de cura quando é diagnosticado precocemente. Ao ser descoberto na fase inicial, a chance de cura é de até 95%, sendo que considera-se livre do câncer o paciente que foi tratado e não apresenta recidiva no prazo de cinco anos.
Não existe ainda a causa definida para o câncer de testículo, mas sabe-se que alguns fatores de risco podem estar associados ao aparecimento da doença. O mais comum é a criptorquidia, isto é, a permanência do testículo fora da bolsa escrotal depois do nascimento.
Como confirmar o diagnóstico de câncer
Radiografia: É um exame realizado através de Raio X, que ajuda a identificar alterações no pulmão, na coluna e ossos; Ressonância magnética: É um exame de imagem que detecta alterações em órgãos como mama, vasos sanguíneos, fígado, pâncreas, baço, rins e supra-renais.
Já o hemograma de uma pessoa com leucemia crônica será diferente, dependendo do tipo de leucemia. Isso acontece porque cada subtipo apresenta um conjunto de alterações no exame de sangue. Na LMC, o nível de leucócitos é alto com aparecimento de leucócitos jovens.
Equipe Oncoguia
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.
Quando o câncer já se encontra numa fase mais avançada, pode acabar se espalhando para outros locais do corpo e gerar outros sintomas como:Dor constante no fundo das costas;Sensação de falta de ar ou tosse frequente;Dor constante na barriga;Dor de cabeça frequente ou confusão.
Quimioterapia. O tratamento consiste de 4 ciclos de EP (etoposide e cisplatina) ou 3 ciclos de BEP (bleomicina, etoposide e cisplatina). Após, pode ser realizada uma cirurgia se os linfonodos aumentados se os níveis dos marcadores tumorais estiverem normais.
A remoção de apenas um testículo para tratar o câncer testicular pode diminuir a quantidade de espermatozoides produzida pelo corpo. Apesar disso, homens com câncer testicular ainda podem ter filhos, a menos que o testículo restante não produza espermatozoides.
A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
Normalmente, esse período de multiplicação leva até 72 horas e em alguns homens até mais o que acaba dificultando a gravidez por falta de esperma suficiente ou também pela má qualidade deles.
Portanto, se você quer saber quanto tempo demora para produzir sêmen, saiba que todo esse processo, desde a produção e amadurecimento nos testículos, pode durar um total de até 74 dias, mas a média habitual é de cerca de 9 semanas (63 dias).
O câncer de testículo, no entanto, pode atingir linfonodos (pequenos órgãos presentes nos vasos linfáticos) do abdômen, quando a doença está em estágio intermediário; ou provocar metástase (estágio avançado da doença), espalhando-se para fígado, pulmões e cérebro, por exemplo.
A hérnia escrotal acontece por causa do enfraquecimento dos músculos do canal inguinal fazendo com que partes do intestino ou demais conteúdo do abdome se desloquem através deste canal para o escroto.
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
Estágio 3A: o câncer está presente no testículo, no cordão espermático ou no escroto e se espalhou para um ou mais gânglios linfáticos no abdome e para gânglios linfáticos distantes ou para o pulmão. O nível de um ou mais marcadores tumorais varia do normal até o levemente acima do normal.
É feita uma incisão na virilha e o testículo é retirado do escroto através dessa abertura. Um corte é feito através do cordão espermático que liga o testículo ao abdome. Todos os estágios do câncer de testículo são normalmente tratados com este tipo de cirurgia.
Sinais de alerta são a quantidade de glóbulos vermelhos e o tamanho das hemácias e leucócitos, o que pode indicar células atípicas e imaturas circulando no sangue; AFP, que detecta a alfafetoproteína (AFP) e pode indicar a presença tumores no estômago, intestino, ovários ou de metástases no fígado.
O que pode ser o resultado alterado
O valor normal de CA 125 no sangue é de até 35 U/mL, sendo valores acima desse considerados alterados e, na maioria das vezes indicativo de câncer de ovário ou endometriose, devendo o médico solicitar outros exames para chegar ao diagnóstico final.
Como prevenir a doença osteoartrite?
O que causa interferência em câmeras?
O que fazer para passar na prova de mestrado em Direito?
Qual o melhor peixe para fazer sashimi?
Como colocar legendas no chromecast?
Como podemos prevenir as lesões no críquete?
Como saber se a lente de contato ainda está no olho?
Como tirar massa antiga de janelas de vidro?
Quantos meses preciso para estudar para o Enem?
Como prevenir a micose de praia?
O que causa lipoma nas costas?
O que causa o enfraquecimento dos ossos?
Quantos ml de leite materno devo dar na mamadeira?
O que precisa para ser um captador de imóveis?
Como tirar legenda no notebook?
Como conseguir a autorização da Anvisa?