Devem conversar naturalmente e esclarecer dúvidas ou responder perguntas dos colegas na sala de aula. Todos precisam criar o hábito de evitar a comunicação gestual e visual na interação com esses alunos. É recomendável também evitar a fragilização ou a superproteção e combater atitudes discriminatórias.
O treinamento de orientação e mobilidade é o melhor meio de ajuda para que o deficiente visual se comunique de forma segura, interagindo em sociedade, com todos e tudo que o cerca dentro do ambiente em que se encontra.
Neste caso, procure ou indique uma pessoa que possa ajudar. Você não deve ter receio de fazer ou dizer alguma coisa errada. Aja sempre com naturalidade. Se ocorrer alguma situação inusitada, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.
O ideal é que a criança cega tenha as mesmas informações daquelas que enxergam. Por atitudes de autonomia ela será admirada pelos demais, o que facilitará sua inclusão e seu relacionamento social. Através desta relação saudável será possível a interação entre as crianças, fundamental para o desenvolvimento cognitivo.
Como se tornar popular no Facebook?
Quanto cobrar atendimento nutricional online?
O que fazer depois de se cadastrar no MEI?
Como é o tratamento da disgrafia?
O que é devolução de subsídio?
Como fazer teste para saber se tem autismo?
Como faço para me tornar rica?
O que acontece se comer muito rápido?
Como saber se tenho direito algum benefício?
O que acontece se cutucar a unha?
É normal cama de molas fazer barulho?
O que acontece se estalar os pulsos?
O que falar para alguém que casou?