A calêndula é uma planta medicinal, também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, que é muito utilizada na cultura popular para o tratamento de problemas de pele, principalmente queimaduras e inflamações.
Dentre as propriedades medicinais da calêndula estão às ações: cicatrizantes, reepitelizadoras, anti-inflamatório, antitu- morígenas, citotóxicas, e antissépticas, a planta atua externamente no organismo evitando infecções em feri- Page 2 Gazola et al. / Uningá Review V.20,n.3,pp.54-59 (Out - Dez 2014) ISSN online 2178 ...
A tintura feita com a calêndula é indicada para tratamento de eczemas, que são sintomas de ferimentos na pele, como vermelhidão, descamação, coceira, entre outros. Para tratar essas questões indica-se o consumo de 30 gotas, ou 5 ml misturada à água ou suco de fruta até três vezes ao dia.
O Extrato Glicerinado de Calêndula apresenta atividade cicatrizante, suavizante, refrescante, antiinflamatória, antisséptica, antimicrobiana, antioxidante, aromatizante, condicionante e calmante.
Planta anual, a calêndula pode atingir até 50 cm de altura e apresenta caules ramificados em duas hastes. As folhas inferiores são espatuladas e as caulinares são lanceoladas e alternadas.
Entre tantos nomes populares, um dos apelidos dessa planta é "maravilha". E não faltam motivos para ela ser chamada assim. Entre as funcionalidades, a calêndula pode agir como anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante e até remédio natural para tratar problemas do estômago.
Atualmente, a Calêndula é indicada quase que totalmente ao uso tópico: no tratamento da acne, irritações cutâneas, queimaduras superficiais, contusões, picadas de insetos, no tratamento de feridas purulentas e de difícil cicatrização, na prevenção de assaduras nas crianças, nas dermatites esfoliativas, no tratamento de ...
O preparo de extrato caseiro de calêndula geralmente ocorre por infusão, sendo em número de dois os métodos principais. No primeiro método, é necessário colocar algumas flores de calêndula em um frasco de vidro (de modo que ocupe o espaço de ¾ do frasco).
A pesquisadora ressalta que a calêndula pode ser encontrada em forma de extrato oleoso, extrato glicólico e o óleo essencial. “Também se usa na forma de pomadas e géis, todos para uso externo. Para uso oral, faz-se uso de preparados homeopáticos ou na forma de tintura e chá”, diz.
Para facilitar a aplicação na pele, a calêndula também pode ser encontrada em algumas farmácias e lojas de produtos naturais sob a forma de pomada, que pode conter outras substâncias naturais que também ajudam na cicatrização. Embora raro, algumas pessoas podem apresentar sintomas de reação alérgica na pele, como vermelhidão, inchaço e coceira.
Assim, há muitos benefícios do chá de calêndula para manter a pele saudável, combater inflamações, estimular a cicatrização de feridas e lesões, e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, alguns desses usos são tradicionais, e ainda são necessários estudos para comprovar tais ações.
O que fazer para terminar um namoro virtual?
Para que serve o resistor de fio?
Como limpar chapa de ferro pela primeira vez?
O que altera no exame de sangue quando está com dengue?
O que dizer para quem foi traido?
Como funciona pulseira antiestática?
Como ligar uma câmera de segurança no PC?
Como testar fusível com multímetro digital?
Como testar o sensor de rotação do Honda Fit?
Como ativar o sensor de proximidade do Samsung?
Como testar certificado digital A3?