A calêndula é uma planta medicinal, também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, que é muito utilizada na cultura popular para o tratamento de problemas de pele, principalmente queimaduras e inflamações.
Dentre as propriedades medicinais da calêndula estão às ações: cicatrizantes, reepitelizadoras, anti-inflamatório, antitu- morígenas, citotóxicas, e antissépticas, a planta atua externamente no organismo evitando infecções em feri- Page 2 Gazola et al. / Uningá Review V.20,n.3,pp.54-59 (Out - Dez 2014) ISSN online 2178 ...
A tintura feita com a calêndula é indicada para tratamento de eczemas, que são sintomas de ferimentos na pele, como vermelhidão, descamação, coceira, entre outros. Para tratar essas questões indica-se o consumo de 30 gotas, ou 5 ml misturada à água ou suco de fruta até três vezes ao dia.
O Extrato Glicerinado de Calêndula apresenta atividade cicatrizante, suavizante, refrescante, antiinflamatória, antisséptica, antimicrobiana, antioxidante, aromatizante, condicionante e calmante.
Planta anual, a calêndula pode atingir até 50 cm de altura e apresenta caules ramificados em duas hastes. As folhas inferiores são espatuladas e as caulinares são lanceoladas e alternadas.
Entre tantos nomes populares, um dos apelidos dessa planta é "maravilha". E não faltam motivos para ela ser chamada assim. Entre as funcionalidades, a calêndula pode agir como anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante e até remédio natural para tratar problemas do estômago.
Atualmente, a Calêndula é indicada quase que totalmente ao uso tópico: no tratamento da acne, irritações cutâneas, queimaduras superficiais, contusões, picadas de insetos, no tratamento de feridas purulentas e de difícil cicatrização, na prevenção de assaduras nas crianças, nas dermatites esfoliativas, no tratamento de ...
O preparo de extrato caseiro de calêndula geralmente ocorre por infusão, sendo em número de dois os métodos principais. No primeiro método, é necessário colocar algumas flores de calêndula em um frasco de vidro (de modo que ocupe o espaço de ¾ do frasco).
A pesquisadora ressalta que a calêndula pode ser encontrada em forma de extrato oleoso, extrato glicólico e o óleo essencial. “Também se usa na forma de pomadas e géis, todos para uso externo. Para uso oral, faz-se uso de preparados homeopáticos ou na forma de tintura e chá”, diz.
Para facilitar a aplicação na pele, a calêndula também pode ser encontrada em algumas farmácias e lojas de produtos naturais sob a forma de pomada, que pode conter outras substâncias naturais que também ajudam na cicatrização. Embora raro, algumas pessoas podem apresentar sintomas de reação alérgica na pele, como vermelhidão, inchaço e coceira.
Assim, há muitos benefícios do chá de calêndula para manter a pele saudável, combater inflamações, estimular a cicatrização de feridas e lesões, e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, alguns desses usos são tradicionais, e ainda são necessários estudos para comprovar tais ações.
Como é o mercado de estética e beleza no Brasil?
Qual versículo fala sobre Árvore da Vida?
Um atomo pode ser desintegrado?
Quais as maiores religiões cristãs do mundo?
Para que serve as técnicas agrícolas?
Quais as vantagens de construir com blocos de concreto?
O que significa a palavra perdessem?
Qual o leitor de PDF mais rápido?
Pode misturar gasolina com etanol?
O que fazer se a empresa não pagar insalubridade?
O que é o que um pontinho vermelho no meio do oceano?
O que significa a palavra espetados?
Como fazer o cachorro parar de chorar à noite?