A ventilação mecânica invasiva é associada com o desenvolvimento de complicações importantes, incluindo pneumonia associada à ventilação (PAVM), sinusite, patologias das vias aéreas superiores e fraqueza muscular respiratória.
As complicações analisadas foram: pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), pneumotórax, Síndrome da Angústia Respiratória Aguda/Lesão Pulmonar Aguda Page 22 21 (SARA/LPA), atelectasia, desequilíbrio ácido básico, sepse, insuficiência respiratória aguda (IRpA) e parada cardiorrespiratória (PCR).
A VMI tem por objetivos manter as trocas gasosas; diminuir o trabalho da musculatura respiratória, que aumenta em situações agudas de alta demanda metabólica; diminuir o consumo de oxigênio, dessa forma reduzindo o desconforto respiratório; e permitir a aplicação de terapêuticas específicas.
Durante a ventilação mecânica ela pode ocorrer por diminuição do volume cor- rente, causada por erro do operador, por vazamento em algum ponto entre o paciente e o ventilador, por diminuição acentuada da freqüência, por obstrução da via aérea e por aumento da resistência ou diminuição da com- placência pulmonares.
Diminuição da consciência, sonolência, agitação, confusão ou recusa do paciente, instabilidade hemodinâmica, choque (pressão arterial sistólica menor que 90mmhg) arritmias complexas, obstrução de via aérea superior ou trauma de face.
31 curiosidades que você vai gostar
Os cuidados de enfermagem para minimizar os eventos adversos da instalação e manutenção da ventilação mecânica incluem a monitorização dos parâmetros ventilatórios, o controle das condições gerais do paciente, a umidificação e o aquecimento dos gases inalados, a mobilização e a remoção de secreções.
Os ventiladores, na modalidade volume controlado, podem ofertar o fluxo inspiratório em quatro formas (onda de fluxo): quadrada (ou constante), sinusoidal, acelerada, desacelerada.
O marco principal foi dado após a segunda guerra mundial, durante a epidemia de poliomielite de 1951 – 1953, verificandose que ventilação por pressão positiva acompanhada de intubação era segura e efetiva para o auxilio prolongado de pacientes com insuficiência Page 3 3 respiratória.
A ventilação excessiva é desnecessária e deve ser evitada, pois ocasiona distensão gástrica, resultando em complicações, como, por exemplo, regurgitação e broncoaspiração 32-34.
Importância dos ventiladores
Também chamados de ventiladores mecânicos, os aparelhos permitem administrar a quantidade de ar necessária que entra e sai dos pulmões de pessoas com insuficiência respiratória. Eles ainda controlam a mistura de gases presentes no corpo humano, como oxigênio e gás carbônico.
Recomendação: A traqueostomia precoce (até 48 h do início da ventilação mecânica) em pacientes com previsão de permanecer por mais de 14 dias em ventilação mecânica reduz mortalidade, pneumonia associada à ventilação mecânica, tempo de internação em UTI e tempo de ventilação mecânica.
A ventilação mecânica consiste em uma modalidade terapêutica que substitui parcialmente ou completamente a ventilação espontânea. Essa fisioterapia atua de maneira eficaz no tratamento da insuficiência respiratória aguda (IRpA) ou crônica agudizada.
O aumento da Ppl durante a ventilação mecânica (VM) é transmitido diretamente ao pericárdio, levando à diminuição da complacência ventricular e conseqüente diminuição do volume diastólico final pela diminuição da pressão transmural (diferença de pressão entre lados interno e externo do coração)17.
Tipos de ventilação mecânica
A ventilação invasiva, na qual se faz necessária a utilização cânulas oro ou nasotraqueais ou traqueostomia para garantir o suporte ventilatório. E a ventilação mecânica não invasiva, na qual auxilia-se o processo respiratório por meio de máscaras diversas.
As complicações da oxigenoterapia incluem hipercapnia e acidose causadas por diferentes mecanismos fisiopatológicos (efeitos de Haldane e Bohr, e inibição do drive respiratório), que podem resultar na necessidade de utilização do suporte ventilatório.
A intubação orotraqueal causa agravo à via aérea na maioria dos enfermos, levando a edema laríngeo, ulcerações e detrimentos nas cordas vocais. Isso sucede pela passagem/impacto do tubo orotraqueal no momento da intubação. A presença de danos nas vias respiratórias produzidos por intubação orotraqueal varia até 8%.
Shunt é o termo utilizado para descrever o sangue que entra no leito arterial sistêmico sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão, levando à redução da pressão arterial parcial de oxigênio (PaO2).
O ciclo respiratório de um pacote sob VM ( ventilação mecânica) obedece a quatro fases interligadas: O disparo (tempo, pressão e fluxo), a inspiração onde o pulmão é insuflado, vencendo as propriedades elásticas e resistivas do sistema respiratório, a ciclagem onde há mudança da fase inspiratória para expiração ( ...
Principais indicações da Ventilação Mecânicainsuficiência respiratória;alteração do nível de consciência com falha no controle do centro respiratório;doenças neuromusculares;resistência aumentada das vias aéreas ou obstrução grave;aumento excessivo do trabalho respiratório com risco de fadiga;
A VNI está indicada para os pacientes em insuficiência respiratória cujos os sinais e sintomas clínicos estejam presentes, como : taquipnéia, dispnéia, desaturação, hipoxemia, retenção de dióxido de carbono, aumento de trabalho muscular respiratório e diminuição do volume corrente(5).
Tem como objetivo diminuir a resistência imposta ao paciente pela via aérea artificial. Alguns estudos mostraram reduzido trabalho respiratório e mais conforto para o paciente nesse modo quando comparado ao modo PSV.
São contra-indicações absolutas do uso da Ventilação Mecânica Não Invasiva, exceto: a) Necessidade de intubação de emergência; b) Parada cardíaca ou respiratória; c) Alto risco de aspiração.
A ventilação pressão-controlada e limitada é uma modalidade na qual o ventilador, disparado pelo paciente (ciclos assistidos) ou pelo tempo (ciclos controlados), emite um fluxo inspiratório de padrão desacelerado, determinando rápido aumento na pressão das vias aéreas.
Os diferentes modos ventilatórios determinam como paciente e ventilador irão interagir durante o suporte. Há modalidades em que o aparelho assume por completo a mecânica da respiração, pois o paciente não tem condição de realizar nenhuma das etapas do ciclo.
Ventilação controlada a volume (VCV): Neste modo, fixa-se a frequência respiratória, o volume corrente e o fluxo inspiratório.
Como funciona milhar e centena?
Como configurar o servidor do eMule?
O que é migração de plano de saúde?
Como se denominam as fases Haploides e diploide E o que produz cada uma delas?
Como é feito o cálculo de férias de horista?
O que é a alternância de gerações das plantas?
O que é metabolismo basal e como funciona?
Quando a empresa dá férias coletivas tem que pagar?
Como se denomina o processo de regulação hormonal descrito?
O que é um mestrado e um doutorado?
Como funciona o modem portátil?
É assegurado a todos o Direito de Petição?
Para que serve a ética na religião?
Como funciona a bicicleta a motor?
Como funciona o espiritismo de mesa branca?
Como funciona Espaço Digital Natura?
Como usar um micrômetro passo a passo?