Ouça em voz altaPausarNa fase diploide, observa-se um indivíduo produtor de esporos denominado de esporófito; na fase haploide, é possível verificar a presença de um organismo capaz de produzir gametas, ou seja, um gametófito.
Ouça em voz altaPausarA samambaia (fase esporofítica) apresenta folhas que contêm soros, pequenos pontos marrons nos quais são produzidos esporos. ... Os esporos caem no ambiente e germinam. Os esporos dão origem ao gametófito, conhecido como prótalo.
Ouça em voz altaPausarO ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.
O que é?
Ouça em voz altaPausarAs hepáticas têm gametófitos, autótrofos e esporófitos. A parte reprodutiva da planta é efêmera. Essas espécies são avasculares, e realizam o transporte de nutrientes por difusão. Por essa razão, as plantas hepáticas têm tamanho pequeno.
Ouça em voz altaPausarNas briófitas, a geração gametofítica é a mais desenvolvida, sendo que o esporófito cresce em cima do gametófito e depende da sua nutrição para sobreviver. Nas traqueófitas (ou plantas vasculares), a fase esporofítica passa a ser a dominante, tendo o gametófito basicamente a função de produção e fusão dos gametas.
Ouça em voz altaPausarO protalo é o gametófito haploide das pteridófitas. No ciclo reprodutivo das samambaias ocorre um processo chamado de esporulação, em que os esporos são liberados no ambiente e transportados pelo vento. Quando um desses esporos germina, dá origem a um protalo, que conhecemos como uma folhinha em formato de coração.
Já no processo da meiose, uma célula diploide divide-se duas vezes para formar 4 células-filhas haploides. Os seres humanos, bem como a maioria dos animais, são considerados organismos diploides. As algas e os fungos, contudo, são exemplos de organismos haploides em boa parte de suas vidas, além das abelhas machos, vespas e formigas.
No corpo humano, as células poliploides levam a profundas anormalidades e até à morte. Vale ressaltar que essas células geralmente são maiores do que as células diploides, pois a quantidade de ADN (ácido desoxirribonucleico) no núcleo das células poliploides são maiores.
Acontece a partir da meiose, que transforma a célula diploide em haploide. Gametas (espermatozoides e óvulos). As células diploides são mais complexas, pois apresentam dois conjuntos completos de cromossomos (2n).
Vale salientar que, antes do início da meiose, ocorre a duplicação dos cromossomos, em uma etapa conhecida como interfase. A duplicação do cromossomo ocorre na interfase.
Como é chamado o pão francês no Rio Grande do Norte?
Como o filtro pode ajudar na vida útil dos componentes?
Quem nasce em Aracaju e sergipano?
Qual a cor representa o Gênio da lâmpada?
Como se chama quem nasce em Porto Alegre?
Por que o gás oxigênio não acaba?
Por que os homens somem depois do primeiro encontro?
Como chama o vidro do relógio?
O que atrapalha o ciclo do carbono?
Quais são os municípios do Estado do Amapá?
Porque o homem comprou um rouxinol?
Como o Homem sapiens povoou os continentes?
Como o homem passou a ser visto no renascimento?
Qual é o impacto ambiental gerado pela diminuição do fitoplâncton marinho?