A alternância de gerações é um fenômeno presente no ciclo de vida de todas as plantas e também em algumas algas e fungos. Essa alternância significa que durante a vida da planta ela passará por uma fase haploide, denominada de gametófito, que se alternará com a geração diploide, conhecida como esporófito.
As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. ... A reprodução sexuada abrange a meiose e a fecundação.
Veja como ocorre a reprodução da maioria das espécies de hidras. ... Diversas espécies de cnidários possuem uma forma de reprodução conhecida por alternância de gerações, em que as medusas, que são sexuadas, dão origem aos pólipos, e estes, por sua vez, dão origem às medusas por reprodução assexuada.
Os cnidários são animais que podem reproduzir-se de maneira sexuada e assexuada. Em algumas espécies, é possível observar a alternância de gerações ou metagênese, na qual, em uma fase do ciclo, um organismo comporta-se como pólipo assexuado, e, em outra, como medusa sexuada.
A fase esporofítica é a parte em que o ciclo de vida da planta começa a produzir esporos. ... Nas plantas, a geração de esporos acontece na fase diploide e a de gametas na fase haploide. Nas briófitas a fase mais longa e dominante é o gametófito, e o esporófito é reduzido, transitório e ligado ao gametófito feminino.
Na fase diploide, observa-se um indivíduo produtor de esporos denominado de esporófito; na fase haploide, é possível verificar a presença de um organismo capaz de produzir gametas, ou seja, um gametófito.
As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama ...
Ademais, outra planta que possui a alternância ao longo da vida é a alga marinha, um ser vivo extremamente importante para a manutenção da vida no planeta Terra, já que as algas são os verdadeiros pulmões do mundo, produzindo gás oxigênio para toda a população mundial em larga escala.
Reprodução das plantas vasculares sem sementes. Nas plantas vasculares sem sementes (ex: pteridófitas), os gametângios (local de produção dos gametas) são originados em estruturas especializadas denominadas gametóforos, que são hastes férteis que sustentam os gametângios.
Genética e reprodução são dois dos temas mais conhecidos pelos brasileiros quando se fala em biologia, até mesmo pelo fato de ambos os temas estarem no centro da evolução humana. Dessa forma, ambos fazem parte da vida de todas as pessoas e, assim, geram interesse por conhecimento na maioria dessas pessoas.
Como alterar a senha de acesso do Windows 8?
Como mudar a posição de um texto em CSS?
Como faço para mudar a cor do teclado?
Como mudar a rede da impressora HP 2546?
Como funciona middleware Laravel?
Como configurar a Point mini D150 no celular?
Para que serve a tala na munhequeira?
Como colocar mais de uma planilha na tabela dinâmica?
Pode usar minoxidil nos cílios?
Quantos ml de militec vai na moto?
Como decorar com molduras vazias?
O que a manteiga de karité faz no cabelo?
O que acontece de parar de tomar Lamotrigina?