Nos estróbilos menores, considerados masculinos, cada esporângio - também chamado de saco polínico - produz por meiose, numerosos micrósporos. Desenvolvendo-se no interior do saco polínico, cada micrósporo origina um gametófito masculino, também chamado de grão de pólen.
As briófitas, como todos os grupos de planta, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações, ou seja, observa-se uma fase de vida gametofítica (haploide) e uma fase esporofítica (diploide). Na fase de gametófito, observa-se a formação de gametas, enquanto na fase de esporófito, vemos a produção de esporos.
zigoto A célula haplóide que se funde a outra, originando o zigoto, chama-se esporo.
Os gametófitos podem ser monoicos ou dioicos. Os órgãos reprodutores são anterídios de forma esférica e mais simples do que os das briófitas. Não têm pedúnculo e estão diretamente ligados ou mergulhados no interior do prótalo. ... Os arquegônios também são mais simples do que os das briófitas.
Os gametófitos masculinos, ou microgametófitos, que participam na fertilização dupla estão contidos nos grãos de pólen. Aquelas estruturas desenvolvem-se dentro dos microsporângios, ou saco polínico, das anteras dos estames.
Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides.
Estas plantas possuem a fase gametofítica dominante sobre a esporofítica, pois até a maturidade do esporófito, este é nutrido pelo gametófito. ... O esporófito, agora dominante e independente do gametófito é a parte observável das plantas, como as árvores, arbustos e samambaias.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. ... As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n). O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide.
As células chamadas de haploides são aquelas que apresentam apenas um conjunto cromossômico. Nessas células, não encontramos os cromossomos aos pares, portanto, não ocorrem cromossomos homólogos.
Como recuperar conversas do WhatsApp depois de resetar o celular?
Como utilizar o raid com líquido elétrico?
Como acessar os arquivos do Samsung Cloud?
Como recuperar arquivos em PDF no celular?
Qual melhor exercício físico para quem tem hérnia de disco?
Como recuperar arquivos deletados do Google Earth?
Como faço pra recuperar minha senha do Nota Paraná?
Como recuperar os dados do HD com sistema operacional corrompido?
Como é feita a radiofrequência no rosto?