A Mesa Branca é a prática da mediunidade com base nos ensinamentos de Jesus Cristo através de guias espirituais, que podem ser entidades ou espíritos de trabalho. A mesa é o objeto mais importante da sessão, onde os médiuns se dispõem ao redor para começarem as consultas espirituais.
É uma religião que sincretiza elementos dos cultos africanos com santos católicos e tradições indígenas, além do espiritismo kardecista. Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè).
O espiritualismo é um novo movimento religioso baseado na crença de que os espíritos dos mortos existem e têm a capacidade e a inclinação para se comunicar com os vivos.
Divindades e entidades São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Isso quer dizer que, sim, o Espiritismo é uma religião – pois apresenta toda uma série de explicações espirituais e divinas para eventos tão comezinhos quanto o mau humor do seu vizinho e tão devastadores quanto a morte de alguém em sua família.
Os princípios, no entanto, de cada vertente da Umbanda são os mesmos, ou seja: fé em orixás, a reencarnação, imortalidade da alma, fé em espíritos, crença em antepassados e fé em um deus denominado de Olorum.
A opção espírita engloba os kardecistas (2.262.401), adeptos de umbanda (397.431) e candomblé (127.582), seitas estas de origem afro, além de outras como xamanismo e santo daime com menor número de seguidores, seitas que pressupõem conhecimento e uso de forças sobrenaturais.
No entanto, a Mesa Branca é um procedimento considerado aprimorado do que se conhecia como “mediunismo de mesa”, que surgiu muito tempo antes do pai do Espiritismo, Allan Kardec. Inclusive, o autor francês foi quem percebeu que os espíritos se manifestavam mais facilmente com as reuniões de mesas, segundo a história.
Sabendo como funciona a Umbanda, você entenderá que as oferendas, por sua vez, são usadas para que o espírito consiga exercer um maior controle sobre o médium. É uma espécie de agrado que também serve para fazer a limpeza do aparelho.
Diferenças entre Umbanda branca e a tradicional. De acordo com seus adeptos, a Umbanda branca é uma forma mais “pura” da religião. Ou seja, uma Umbanda que é mais próxima daquela religião criada no Rio de Janeiro no início do século XX. Assim, eles dizem também que essa é a religião mais próxima da sua religião-irmã, o Candomblé.
Mas não há obrigatoriedade quanto à cor da mesa. Há muitas coisas aceitas na conhecida Mesa Branca que são rejeitadas pelo Espiritismo. Crenças místicas como vibrações dos quatro elementos (Ar, Fogo, Água e Terra), dos números (Numerologia), das cores (Cromoterapia), das oferendas e dos astros (Astrologia) não são aceitas pela doutrina espírita.
O que é uma hérnia na barriga?
Como identificar uma ligação sigma e Pi?
Qual metrô próximo Alameda Campinas?
Como saber se você é uma mulher forte?
O que causa o infarto agudo do miocárdio?
Como mandar localização de outro lugar no WhatsApp?
Como é a crise de pedra na vesícula?
Como colocar telha Isotermica?
Como identificar filhote de pássaro preto?
Como saber se vc tem dermatite Atopica?
O que fazer com uma mãe controladora?
Onde fica hospital no The Sims 4?
Como identificar transitivo direto?
Como mandar mensagem de bom dia pelo WhatsApp?