Quais os efeitos da revogação do ato administrativo pela Administração Pública?

Pergunta de Frederico Joel de Rodrigues em 27-05-2022
(12 votos)

O ato revogatório não retroage para atingir efeitos passados do ato revogado, apenas impedindo que este continue a surtir efeitos (efeitos exc nunc). Dessa forma, a revogação pretende fazer cessar as conseqüências do ato revogado, visando tutelar um interesse público específico.

Quais são os efeitos da revogação?

Na revogação os efeitos são “ex nunc”, não retroagem à data em que o ato foi expedido, enquanto que, na invalidação, os efeitos são “ex tunc”, ou seja, retroagem à data da expedição do ato.


Quais os efeitos da convalidação?

Os efeitos da convalidação são retroativos ( ex tunc ) ao tempo de sua execução. Celso Antônio Bandeira de Mello ensina que: só pode haver convalidação quando o ato possa ser produzido validamente no presente. Importa que o vício não seja de molde a impedir reprodução válida do ato.

Quais são os atos irrevogáveis?

São os chamados atos irrevogáveis, resultantes das limitações do poder de revogar. São insuscetíveis de revogação: 1º) os atos consumados, que exauriram seus efeitos; Ex.: Um ato que concedeu licença ao servidor; se este já gozou a licença, o ato já exauriu seus efeitos, não há que se falar em revogação.

Quais são as formas de extinção de um ato administrativo?

EXTINÇÃO NATURAL. O ato se desfaz em decorrência do seu mero cumprimento. ... EXTINÇÃO SUBJETIVA. O próprio sujeito beneficiário do ato desaparece. ... EXTINÇÃO OBJETIVA. O objeto do ato desaparece. ... RENÚNCIA. O beneficiário abre mão dos efeitos do ato. ... CADUCIDADE. ... CONTRAPOSIÇÃO. ... CASSAÇÃO. ... REVOGAÇÃO.

Direito Administrativo: Revogação e Anulação dos Atos Administrativos


38 curiosidades que você vai gostar

Como revogar ato administrativo?

A Administração Pública pode revogar um ato quando entender que, embora se trate de um ato válido, que atenda a todas as prescrições legais, não está de acordo com, ou não atende adequadamente ao interesse público no caso concreto.

Quanto à extinção do ato administrativo é correto afirmar que?

Quanto à extinção do ato administrativo, é CORRETO afirmar: a) Oportunidade e conveniência justificam a cassação do ato administrativo. b) A revogação poderá ser ordenada pelo judiciário. c) A Administração e o Judiciário poderão anular o ato administrativo ilegal.

O que são atos Revogaveis?

Os denominados atos revogáveis são, em verdade, os “atos ineficazes subjetivos”, pois dependem de prova de conluio fraudulento entre o devedor falido e o terceiro que com ele negociou e só podem ser assim declarados através do devido processo legal, em sentença proferida pelo juiz da causa.

O que é anulação e revogação dos atos administrativos?

Anulação e Revogação. A anulação é o desfazimento de ato ilegal e a revogação é a extinção de ato válido, mas que deixou de ser conveniente e oportuno. Ou seja, quando se torna ilegal, a forma de se extinguir é pela anulação e no caso conveniência e oportunidade, seria pela revogação.



Outras questões

O que é preciso para abrir um hostel?

Qual a forma correta de se lavar a ordenhadeira?

Quais roupas não podem ir na máquina de lavar?

Como registrar um jabuti no Ibama?

Como legalizar um imóvel de herança?

Como chegar em Alcântara de São Luís?

Como lavar vestido branco de festa?

O que precisa para registrar uma planta na prefeitura?

Como faço para registrar um animal silvestre?

O que é um problema ético?

Como registrar terreno na prefeitura?

Como lavar roupas de tecido sintético?

Como as grávidas devem lavar as verduras?

Como regularizar criação de peixes ornamentais?

Como lavar cabelo após piscina?

Como regularizar um terreno da prefeitura?

Como ir do aeroporto de Florianópolis para Navegantes?

Quando se configura assédio moral?

Tem Uber em Unamar?

Como saber se sou um pai narcisista?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com