Quais os efeitos da revogação do ato administrativo pela Administração Pública?

Pergunta de Frederico Joel de Rodrigues em 27-05-2022
(12 votos)

O ato revogatório não retroage para atingir efeitos passados do ato revogado, apenas impedindo que este continue a surtir efeitos (efeitos exc nunc). Dessa forma, a revogação pretende fazer cessar as conseqüências do ato revogado, visando tutelar um interesse público específico.

Quais são os efeitos da revogação?

Na revogação os efeitos são “ex nunc”, não retroagem à data em que o ato foi expedido, enquanto que, na invalidação, os efeitos são “ex tunc”, ou seja, retroagem à data da expedição do ato.


Quais os efeitos da convalidação?

Os efeitos da convalidação são retroativos ( ex tunc ) ao tempo de sua execução. Celso Antônio Bandeira de Mello ensina que: só pode haver convalidação quando o ato possa ser produzido validamente no presente. Importa que o vício não seja de molde a impedir reprodução válida do ato.

Quais são os atos irrevogáveis?

São os chamados atos irrevogáveis, resultantes das limitações do poder de revogar. São insuscetíveis de revogação: 1º) os atos consumados, que exauriram seus efeitos; Ex.: Um ato que concedeu licença ao servidor; se este já gozou a licença, o ato já exauriu seus efeitos, não há que se falar em revogação.

Quais são as formas de extinção de um ato administrativo?

EXTINÇÃO NATURAL. O ato se desfaz em decorrência do seu mero cumprimento. ... EXTINÇÃO SUBJETIVA. O próprio sujeito beneficiário do ato desaparece. ... EXTINÇÃO OBJETIVA. O objeto do ato desaparece. ... RENÚNCIA. O beneficiário abre mão dos efeitos do ato. ... CADUCIDADE. ... CONTRAPOSIÇÃO. ... CASSAÇÃO. ... REVOGAÇÃO.

Direito Administrativo: Revogação e Anulação dos Atos Administrativos


38 curiosidades que você vai gostar

Como revogar ato administrativo?

A Administração Pública pode revogar um ato quando entender que, embora se trate de um ato válido, que atenda a todas as prescrições legais, não está de acordo com, ou não atende adequadamente ao interesse público no caso concreto.

Quanto à extinção do ato administrativo é correto afirmar que?

Quanto à extinção do ato administrativo, é CORRETO afirmar: a) Oportunidade e conveniência justificam a cassação do ato administrativo. b) A revogação poderá ser ordenada pelo judiciário. c) A Administração e o Judiciário poderão anular o ato administrativo ilegal.

O que são atos Revogaveis?

Os denominados atos revogáveis são, em verdade, os “atos ineficazes subjetivos”, pois dependem de prova de conluio fraudulento entre o devedor falido e o terceiro que com ele negociou e só podem ser assim declarados através do devido processo legal, em sentença proferida pelo juiz da causa.

O que é anulação e revogação dos atos administrativos?

Anulação e Revogação. A anulação é o desfazimento de ato ilegal e a revogação é a extinção de ato válido, mas que deixou de ser conveniente e oportuno. Ou seja, quando se torna ilegal, a forma de se extinguir é pela anulação e no caso conveniência e oportunidade, seria pela revogação.



Outras questões

O que acontece quando estoura um cisto?

Quais os trabalhos dos imigrantes?

Como e quando o cloro age como oxidante?

É seguro trabalhar com marketing digital?

É considerado um brinquedo estruturado?

Quantos metros de papel contact para envelopar uma geladeira?

Porque o botox levanta a sobrancelha?

Qual o objetivo de trabalhar cantigas de roda na Educação Infantil?

Quais fatores determinam o grau de mobilidade social?

O que fazer para não ressecar os salgados na estufa?

Qual poder do clã Senju?

Quem trabalha com microbiologia?

Como trabalhar com o Google Earth em sala de aula?

Como trabalhar com aço inoxidável?

Qual o objetivo de trabalhar o nome?

Como trabalhar grandezas e medidas na Educação Infantil?

Como trabalhar o gênero textual na sala de aula?

Como é calculada a nota de corte Cespe?

Como funciona a pêra de sucção?

Como é feita a terapia junguiana?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com