Os narcisistas tendem a ter um senso inflado de autoestima e baseiam sua identidade no elogio e aprovação de outras pessoas. Seus relacionamentos íntimos são superficiais e focados, na maioria das vezes, em como os outros os veem, com pouca ou nenhuma empatia pela experiência da outra pessoa.
O pai ou mãe narcisista vê seu filho apenas como uma posse que pode ser usada para promover seus próprios interesses. Eles costumam ter problemas com limites, tanto física quanto emocionalmente, e descarregam muita bagagem emocional em seus filhos.
A mãe narcisista é, portanto, a mulher que apresenta narcisimo materno patológico. O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores. Por isso, gera comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos jovens que convivem com ela.
Controle oculto Os narcisistas realmente não gostam de pedir coisas diretamente porque isso os coloca em uma posição de se sentirem dependentes ou até mesmo serem ignorados. Os narcisistas tramam uma situação para conseguir o que precisam.
Quais são os comportamentos típicos? O filho narcisista costuma acreditar que é melhor em tudo e está sempre com a razão, não importa o que digam para ele. Essa conduta prejudica as conversas em família e até situações que deveriam ser vividas com tranquilidade, já que causa arrogância e episódios de desobediência.
A terapeuta Isabelle Nazare-Aga, que possui uma longa experiência nessa área, elaborou uma lista com trinta critérios que podem nos fazer identificar uma personalidade narcisista. Todos nós somos capazes de responder sim a um ou mais critérios, mas a maioria das personalidades narcisistas completam mais de vinte pontos em trinta.
Muitos pais narcisistas têm uma auto-imagem falsamente inflada, com um senso malcriado sobre quem são e o que fazem. Muitas vezes, os indivíduos ao redor do narcisista não são tratados como seres humanos, mas apenas ferramentas (objetos) para serem usadas para ganhos pessoais.
Normalmente, o pai narcisista percebe a independência de uma criança (incluindo crianças adultas) como uma ameaça e obriga a prole a existir na sombra dos pais, com expectativas não razoáveis. Em um relacionamento narcisista com pais, a criança raramente é amada apenas por ser ela mesma ou a si mesma.
Padre, médico, filósofo e teólogo, o Padre Pascal Ide, autor do livro Manipuladores (em tradução livre), dá conselhos para que aprendamos a detectar, compreender e agir perante uma pessoa de personalidade narcisista. Por que o senhor decidiu se concentrar sobre o sujeito das personalidades narcisistas?
Como preencher o formulário de declaração de conteúdo?
Como editar PDF no Microsoft Edge?
Como conectar a impressora HP 3050 no notebook?
O que é declaração de guarda de fato?
Como completar o fundo da imagem no Photoshop?
Como se escreve um mil e setecentos reais?
Como encontrar empregos online?
O que é preciso para inspirar uma equipe?
Quanto a gente respira por minuto?
Como instalar uma impressora em rede pelo IP?
É melhor ligar lâmpadas em série ou paralelo?
Como funciona uma luminária solar?
Como criar uma sequência lógica no Excel?
Como instalar torneira elétrica da hidra?