O sangramento durante a gravidez podem ter diferentes causas dependendo do tempo de gestação. O sangramento logo no início da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às da menstruação.
No entanto, uma boa forma de saber se a mulher está grávida é observar a presença de enjoos matinais que apenas acontecem no início da gravidez. Além disso, os sintomas de TPM duram entre 5 a 10 dias até ao surgimento da menstruação, enquanto os primeiros sintomas de gravidez podem durar desde 2 semanas a vários meses.
A própria nidação (implantação do embrião no útero) pode causar um pequeno sangramento, antes mesmo de a gravidez ter sido confirmada. Alterações uterinas como os pólipos que crescem no endométrio e no colo do útero podem gerar sangramentos, assim como os miomas, que são tumores benignos dentro do útero.
Primeiro trimestre
Nas primeiras semanas, é normal acontecer a um pequeno sangramento, conhecido como nidação. "Ele pode significar apenas a acomodação do saco gestacional, estrutura que, em um primeiro momento, irá abrigar o embrião", explica o médico.
Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.
38 curiosidades que você vai gostar
O sangramento vaginal na gravidez é um problema bastante comum e nem sempre indica problemas graves, mas é importante que seja avaliado pelo médico assim que a mulher note a sua presença, já que também é possível que indique uma situação grave.
Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido. De qualquer modo, as características do sangue costumam ser bem diferentes da menstruação.
Nas primeiras 6 semanas de gestação, a elevação adequada dos títulos do beta hCG é um sinal positivo e, nesses casos, a maioria dos sangramentos pode ser apenas uma ameaça de aborto que vai evoluir bem.
Todo e qualquer sangramento de escape durante as primeiras semanas de gestação é muito preocupante, devido ao risco de aborto. Porém sangrar durante qualquer fase da gestação não é normal. A primeira atitude nesses casos, é recorrer à emergência de uma maternidade para verificar o que está acontecendo.
Esse tipo de sangramento é o mais comum entre as gestantes que tem algum tipo de alerta com sangramentos durante a gravidez, porém são totalmente contornáveis em 80% dos casos com medicação apropriada como reposição de progesterona, com Ultrogestan ou similares e também com repouso total da gestante.
O sangramento de implantação é o sangramento de escape leve ou muito leve que ocorre quando um óvulo fertilizado — um aglomerado de células em rápida divisão chamado blastocisto — se liga ao revestimento do útero.
O sangramento de implantação geralmente começa como marrom ou rosa e permanece extremamente leve. O pouco de sangue que é expulso durante esse curto período de tempo, costuma ter a cor marrom. Ele sai em formato de manchas, diferente do fluxo menstrual.
Os principais sintomas de um aborto espontâneo são:
Febre e calafrios;
Corrimento vaginal com mau cheiro;
Perda de sangue pela vagina, que pode começar com uma cor amarronzada;
Dor abdominal forte, tipo uma intensa cólica menstrual;
Perda de líquidos pela vagina, com ou sem dor;
Perda de coágulos de sangue pela vagina;
Para verificar a diferença entre sangramento vaginal e menstruação você deve observar o dia que o corre o sangramento, duração e o aspecto do fluxo. Se o seu ciclo for regular, a sua menstruação tem dias certos para vir, enquanto que o sangramento pode ocorrer em qualquer dia do ciclo menstrual.
Para saber se a menstruação está perto de descer, é importante ficar atenta a alguns sintomas que aparecem na maioria das mulheres, como por exemplo:
Inchaço abdominal;
Retenção de líquidos;
Dor de cabeça ou enxaqueca;
Mudança repentina de humor;
Irritabilidade;
Cansaço;
Indisposição;
Ansiedade;
Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas frequentes, cólicas, dores abdominais leves ou cansaço excessivo sem motivo aparente.
Sempre que houver um sangramento vaginal na gestação é importante procurar atendimento obstétrico de urgência. Em algumas fases da gravidez, podem ocorrer sangramentos considerados normais mas, sem uma avaliação no momento do sangramento, é difícil a constatação da etiologia do sangramento.
Na gravidez, o sangramento durante a relação sexual é comum, especialmente se a gestante estiver com algum ferimento no colo do útero.
Na maioria dos casos, o corrimento marrom na gravidez é considerado normal, acontecendo em pequena quantidade e possuindo duração de até 3 dias, não sendo necessário realização de tratamento específico.
Se houve piora do sangramento transvaginal com uso do Utrogestan, melhor seria realizar uma consulta médica para uma reavaliação e, para alguns casos, é necessário um exame de imagem complementando o atendimento.
Sangramento durante a gravidez pode ser normal, mas deve ser sempre investigado pelo obstetra. Nas primeiras semanas de gravidez, quando o embrião está se fixando na parede do útero, 20 a 25% das mulheres apresentam um tipo de sangramento, chamado sangramento de nidação.
Como saber se estou grávida? Veja os principais sintomas:
Atraso na menstruação;
Enjoos e vômitos;
Sensibilidade e aumento das mamas;
Aumento da frequência urinária.
O sangramento após ou durante a relação sexual é relativamente comum, especialmente em mulheres que tiveram esse tipo de contato pela primeira vez, devido ao rompimento do hímen. No entanto, este desconforto também pode surgir durante a menopausa, por exemplo, devido ao surgimento da secura vaginal.
Os sintomas mais comuns são: sangue bem vermelho ou bem escuro, fortes cólicas e contrações persistentes. A situação é muito grave e deve-se tratar com urgência. Já na reta final da gravidez, entre a 37ª e a 40ª semana de gestação, o sangramento pode ser sinal de trabalho de parto.
Quais os sinais e sintomas
Os sinais e sintomas mais comuns que podem ser causados por um aborto retido são sangramento e desaparecimento dos sintomas de gravidez como náuseas, vômitos, elevada frequência urinária, ingurgitamento mamário e ausência de aumento do volume uterino.
O que é lixo e quais as formas de descarte adequado?
Como os lobos se transformam em cachorros?
O que é bom para curar angina?
Qual a diferença de hemorragia digestiva alta e baixa?
Como tratar a síndrome de Hoffa?
Quanto tempo leva para curar foliculite?
Qual o tratamento para hipercromia?
Como ocorre a formação de uma bolsa periodontal?
Como acabar com fibrose antiga?
O que fazer para diminuir a hiperatividade?
O que comer com disbiose intestinal?
Como surgiram os brinquedos populares?
Quanto tempo dura a ferida da sífilis?
O que é bom para infecção urinária na gravidez caseiro?