Caso o saldo devedor não seja liquidado totalmente no vencimento, o banco poderá acionar a contratação de Parcelamento Automático no 5º dia útil subsequente. Isso desde que tenha havido pagamento do valor mínimo da fatura. A mudança beneficia o cliente, que passa a contar com taxas de juros mais baixas".
Trata-se do crédito rotativo, cuja incidência sempre ocorrerá quando não é pago o valor total da fatura: o restante da dívida passa para o próximo mês e incidem juros do rotativo sobre todo o saldo devedor. É o caso do pagamento de valor mínimo ou acima do mínimo, bem como de atrasos e inadimplência.
O parcelamento automático da fatura sem autorização do cliente é uma prática legal. ... § 2º É vedado o financiamento do saldo devedor da fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos na modalidade de crédito rotativo de valores já parcelados na forma descrita no caput.”
É um tipo de crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. O exemplo mais conhecido é quando pagamos o valor mínimo da fatura. Mas o rotativo acontece quando você paga qualquer quantia menor que o valor integral.
Infelizmente não é possível cancelar as parceladas remanescentes de uma compra parcelada no cartão de crédito. A condição de pagamento que o estabelecimento lhe ofertou foi o parcelamento, mas a administradora e a máquina de cartão repassam o valor à vista ao estabelecimento (exceto em alguns planos).
Se você usou o rotativo (valor pago entre o mínimo e o total da fatura) ou deixou de pagar a fatura do mês anterior, a opção de parcelamento para a fatura atual é o Parcelado fácil. Nessa opção, é indicado um valor de entrada mais 24 parcelas fixas.
Não existe a possibilidade de cancelamento do contrato de parcelamento de fatura. A melhor opção, caso você queira quitar todo o parcelamento, é realizando a antecipação de todas as parcelas restantes do seu contrato.
Também são cobrados juros e IOF sobre o parcelamento de fatura – normalmente, os juros variam conforme a quantidade de parcelas escolhida pelo cliente. Alguns bancos podem fazer o parcelamento automático de fatura depois do uso do rotativo, mas fique atento: isso deve estar em seu contrato.
Também afetado por um parcelamento automático da fatura, o cliente do Banco do Brasil Filipe de Oliveira disse que não conseguia mais usar o cartão. — Depois deste parcelamento, todos os meus limites de crédito foram zerados. A medida é descrita pelos bancos como uma forma de evitar o superendividamento.
Se houver a devida previsão contratual, o parcelamento pode ser automático. Para que isso ocorra, é necessário que as condições sejam mais vantajosas para o consumidor, em relação àquelas praticadas na modalidade de crédito rotativo, inclusive no que diz respeito à cobrança de encargos.
A coordenadora do Procon-SP, Renata Reis, afirma que muitos clientes de cartão de crédito têm procurado o órgão para tirar dúvidas, especialmente sobre parcelamento automático. — Esse parcelamento automático vai contra um direito básico do consumidor que é a liberdade de contratação.
Deve Manter-se ou deve-se manter?
Qual banho tomar para atrair a pessoa amada?
Pode passar cal no tronco de árvores?
O que significa In verbis no direito?
O que é acreditação e qual a sua importância?
Quanto tempo pode ficar sem lavar as tranças?
Qual a maior hidrelétrica do mundo e qual a maior do Brasil?
Quando e onde surgiu a civilização do Egito antigo?
Como Moisés foi parar no Egito?
Qual a posição indicada para cirurgia ou exame de períneo?
Como fazer verificação do e-mail?
Como é formada a sociedade brasileira?
Como atualizar o Google Chrome celular?
O que se pode fazer em um torno mecânico?