A passagem da bíblia da multiplicação do azeite da viúva é uma das mais lindas. Mostra o poder da obediência e da fé em fazer o que profeta Eliseu ordenou, conforme direção de Deus. 2º Reis 4: 3 Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios e não poucos.
A simbologia do azeite na Bíblia e no cristianismo
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.
Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7).
(2 Reis 4:3-4) A instrução
No entanto, é no impossível que Deus manifesta seus milagres. O Espirito Santo é representado pelo azeite, enquanto nós seres humanos podemos ser as vasilhas, que estando vazias, podem ser preenchidas pelo Espirito de Deus.
O azeite é a reserva, simboliza a prudência, a vigilância, a presença do Espírito Santo, por isso não basta apenas dizer: eu sou crente, sou da igreja tal, meus pais são crentes, tem que ter algo a mais, tem que refletir na sua vida pessoal, tem que haver a mudança operada pelo Espírito Santo.
21 curiosidades que você vai gostar
A luz fornecida pela lamparina era o mais popular meio usado pelas pessoas para orientarem-se e sentirem-se seguras nas noites escuras (Is 42,3; 43,17). Em segundo lugar, a palavra lâmpada é usada, na Bíblia, com o sentido teológico. O texto de 1Reis 11,36 é um bom exemplo de uso.
O que é Getsêmani, religião, igreja, Jesus, Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá, Ricardo Luiz de Matos. A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel.
Não apenas havia a dor espiritual e emocional, mas aquela viúva de Naim também teria de enfrentar a ruína financeira — até a possibilidade de morrer de fome. No casamento, a mulher era designada à família do marido para proteção financeira. Se ele morresse, ela ficava aos cuidados do filho herdeiro.
Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.
Como pedir conserto de telefone fixo da Oi?
Como saber que o colo do útero está dilatando?
Como fazer uma reclamação na Ouvidoria da Caixa?
Como lançar a desoneração da folha de pagamento na sefip?
Como falar com um atendente da Submarino?
Como perder a barriga após histerectomia?
Como fazer uma reclamação no Itaú?
Qual melhor aplicativo para ficar invisível no WhatsApp?
Como agradecer mais e reclamar menos?
Como fazer uma reclamação no Magalu?
Quais os sintomas de chagas no coração?
Como fazer reclamação na ouvidoria da Vivo?