O que é a Perífrase: Consiste no uso de muitas palavras ou uma frase complexa para se referir a algo que poderia ser dito de modo simples. ... Na gramática da língua portuguesa existe a chamada perífrase verbal, que consiste na construção linguística que substituí os verbos simples por locuções verbais.
Considera-se que estamos em face de uma perífrase verbal sempre que do mesmo domínio predicativo participam um verbo auxiliar (também designado por «verbo morfemático») e uma forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio passado) do verbo principal (também classificado como «verbo pleno») – com intermediação, ou ...
As locuções verbais, também chamadas de perífrases verbais, desempenham o papel equivalente a um verbo único na frase. São compostas por um verbo principal em um das suas formas nominais + um verbo auxiliar.
A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. Por esse motivo, ela está na categoria de figuras de palavras.
...
Perífrase VerbalFiguras de Linguagem.Figuras de Palavras.Figuras de Pensamento.Figuras de Sintaxe.Figuras de Som.
Ela serve para expressar uma ação que irá acontecer em um futuro próximo (não muito distante do presente). ...
27 curiosidades que você vai gostar
Ele serve para introduzir a informação lexical, o que significa que ele funciona como verbo principal, indicando a ação concreta expressa pela locução. Além do infinitivo, o verbo principal pode aparecer nas formas gerúndio e particípio. Desse modo, o verbo principal de uma locução verbal terá sempre uma forma nominal.
O que é a Perífrase:
Consiste no uso de muitas palavras ou uma frase complexa para se referir a algo que poderia ser dito de modo simples. A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. ... Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.
A seguir, veja exemplos de locuções verbais formadas pelos verbos auxiliares utilizados com frequência em nossa Língua Portuguesa:Ir: “Vou olhar”Estar: “Queria estar dormindo”Ser: “Fui ver”Haver: “Deve haver”Ter: “Tinha falado”Fazer: “Fiz acordar”
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
Quantas cápsulas de coenzima Q10 tomar por dia?
Qual o sinônimo da palavra humilhação?
Como transmitir o som da TV para o celular?
Qual a importância da beleza na filosofia antiga?
Quais as primeiras formas de vida e quando surgiu?
Qual a tecla de atalho para abrir o executar?
Qual o melhor óleo ou banha de porco?
Quem tem MEI precisa de alvará?
Que inciso do art 386 do CPP corresponde a negativa de autoria?
Que dia que é o aniversário do Naruto?
Quais são os vogais do alfabeto?