No século 4 a.C., Platão associava o belo ao bem e à verdade, e afirmava que a beleza é o sinal de uma outra ordem, superior. Daí a crença, entre os gregos, de que a beleza era também uma questão moral: a beleza externa estava associada à interna e, mais que isso, a uma inteligência.
Platão diz que a Beleza absoluta é o brilho ou esplendor da verdade. Platão ainda assinala que um juízo de beleza só é possível de ser enunciado quando o mesmo não possui um interesse na coisa que estamos considerando. Temos assim uma apreciação apenas pela beleza em si.
Na antiguidade
Para Aristóteles e Platão, a estética era estudada e fundida com a lógica e a ética. O belo, o agradável e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais.
Na Antiguidade, a beleza estava mais ligada aos conceitos de saúde. Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar.
Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Estética propõe a reflexão sobre a arte, a beleza e as percepções sensoriais no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a reflexão acerca da produção humana e o desenvolvimento da sensibilidade.
32 curiosidades que você vai gostar
A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.
A estética é caracterizada como uma área da filosofia, especializada no estudo das formas de arte e em como ocorrem os processos de criação de obras artísticas. Além disso, é uma área que compreende as relações sociais envolvidas no meio da arte, além da ética e da política. Também é conhecida como Filosofia da Arte.
Pele branca, seios fartos, coxas grossas e cintura larga configuravam o padrão da época. A sociedade esperava que as mulheres tivessem olhos grandes, pés pequenos, cintura fina, cabelo longo e bem escuro, dentes brancos e pele pálida. Um corpo arredondado, com quadris largos e seios grandes, era sinônimo de beleza.
Antiguidade (de VIII a.C. a V d.C.)
De acordo com o padrão da época, uma mulher bonita deveria ter pele clara, cabelo ruivo, lábios grandes e quadris largos. A maquiagem era considerada parte integrante do cotidiano das nobres.
Como instalar o certificado digital A3 Serpro?
Como abrir um arquivo no OneDrive?
Qual banco pagar licenciamento 2020?
Quanto tempo demora para receber o cartão da poupança da Caixa?
Qual é a personalidade da cor azul?
O que você entende por aquecimento global?
Pode sair no sol com ácido hialurônico no rosto?
Quanto custa 1 grama de prata?
Como editar um texto no Instagram?
Qual é a principal característica do mercantilismo?
O que quer dizer hipoalergênico?
Quem não pode tomar picolinato de cromo?
Para que serve o estabilizador de tensão?
Quais são os efeitos colaterais da anestesia geral?
São requisitos da petição inicial exceto?