A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
O processo de divisão celular da meiose acontece em três etapas: Interfase: duplicação do material genético; Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.
A Metáfase I corresponde ao momento em que todos os cromossomos homólogos, cada um formado por duas cromátides-irmãs unidas, têm seus cinetócoros ancorados ao fuso divisional e estão perfeitamente alinhados por seus centrômeros na placa metafásica ou equatorial.
Uma vez que a divisão celular ocorre duas vezes durante a meiose, uma célula pode produzir quatro gametas, óvulos ou espermatozoides. Em cada parte da divisão, as células passam por quatro estágios: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
45 curiosidades que você vai gostar
As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas. Vale destacar que essas etapas variam de um autor para outro.
Na anáfase I, os cromossomos homólogos separam-se e são puxados para polos opostos da célula, sendo guiados pelas fibras do fuso. É importante deixar claro que, na anáfase I, os centrômeros não se separam e as cromátides irmãs permanecem unidas. A separação é observada exclusivamente nos homólogos.
Inicia-se a metáfase II, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação. Eles prendem-se às fibras do fuso pelos centrômeros e alinham-se no plano equatorial da célula. Na anáfase II, as cromátides irmãs são levadas para os polos. Vale destacar que nessa etapa ocorre a separação dos centrômeros.
Metáfase: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso. 3. Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.
É correto afirmar que na Idade Média a arte?
Como Maria engravidou do Espírito Santo?
O que é educomunicação Soares?
Como percorrer um array de objetos JS?
Como se recuperar depois de beber?
Quantas calorias tem um abacate com açúcar?
Tem como perder gordura dormindo?
O que acontece quando se cheira pó?
Qual a melhor posição para dormir com descolamento de placenta?
O que é bom para aliviar a dor do cisto pilonidal?
Como tirar mancha de óleo de pedra Miracema?
O que rende mais GNV ou gasolina?
Como alterar meu plano de recebimento do PagSeguro?
Quais são os objetivos da visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família?
Quais são as fases do crescimento bacteriano?
Quantas milhas ida e volta Miami?