Quem é Ogum: Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. ... Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé).
Qualidades de Ogum na Umbanda:Ogum Matinata.Ogum Beira-Mar.Ogum de Lei Ogum Yara.Ogum Malê ou Malei.Ogum MegêOgum Rompe-Mato.Ogum Sete-Espadas.Ogum Sete-Ondas.
Ogum é conhecido no candomblé como o orixá ferreiro. Ele é irmão de Exu, com quem é considerado dono de todos os caminhos e encruzilhadas, e identificado no jogo do merindilogum pelos odus etaogundá, odi e obeogundá, representado materialmente e imaterial através do assentamento sagrado denominado Ibá de Ogum.
Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas.
Os filhos de ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dá tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça dificilmente alguém consegue tirar.
33 curiosidades que você vai gostar
Filhos de Ogum no amor
Assim, costumam trocar sempre de parceiros até realmente encontrar seu grande amor. No entanto, costumam ser bastante egoístas quando se trata de assuntos do coração. Quando se apaixonam por alguém, fazem de tudo para conquistá-lo, sem se importar se com isso irá magoar alguém.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Vamos lá!Cozinhe o cará ou inhame com casca até ficar bem macio.Espere esfriar e, quando isso acontecer, tire a casca com bastante cuidado.Utilize um alguidar para colocar o cará dentro.Coloque os palitos espalhados em toda a superfície do caráRegue com o mel de abelha e azeite de dendê
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica.
Em dois pedaços de fita (uma vermelha e outra branca) escreva a graça que deseja alcançar e diga: “Ó, São Jorge, cavaleiro intrépido e vencedor, abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir (diga a graça que deseja). Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu trabalho.
Exu Tiriri - serventia direta de Ogum. Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi. Exu Marabô - serventia direta de Xangô. Exus da falange das caveiras - serventia direta de Obaluaê.
Para interpretar os nomes, precisamos da chave interpretativa, que é a correta relação entre os elementos dos nomes e seus Orixás correspondentes. Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.
Ogum Xoroquê no Brasil é cultuado com diferenças em relação a África, onde é conhecido como Xoroquê ou, mais precisamente Exú Xoroquê. Sendo ele o guardião das poRteiras no Gêge. Cultuamos Xoroquê como uma dualidade. Metade Exú metade Ogum.
Os Falangeiros de Ogum são os famosos Oguns Megê, Ogum Naruê, Ogum da Lua, Ogum Rompe-Mato, Ogum 7 Ondas, Ogum Beira-Mar, entre outros.
Caboclos de Ogum
Águia Branca, Águia Dourada, Águia Solitária, Araribóia, Beira-Mar, Caboclo da Mata, Icaraí, Caiçaras Guaraci, Ipojucan, Itapoã, Jaguaré, Rompe-mato, Rompe-nuvem, Sete Matas, Sete Ondas, Tamoio, Tabajara, Tupuruplata, Ubirajara, Rompe-Ferro, Rompe-Aço.
Fuma :Charutos. Lugar: Tronqueira. Planta :Cravo vermelho e rosas amarelas . Regência :Ogum.
Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.
Gratidão Ogum, por me manter firme e forte diante dos obstáculos. Quem tem Iemanjá como mãe tem um oceano de proteção. Saravá Ogum, protetor da minha vida. Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais minha jornada de crescimento espiritual. Que em meus caminhos, possa eu ser merecedor das vossas bênçãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.
Deusa das águas doces, Oxum adora a luz. Devido a isso, suas oferendas devem estar sempre acompanhadas com velas brancas, amarelas e azuis. A essência de rosas, a champanhe e o licor de cereja são outras entregas que agradam muito este orixá.
Assim como os outros orixás, Oxum possui regras de conduta para seus filhos. As quizilas de Oxum estão fortemente relacionadas pelas características do Orixá, como evitar comer peixes de água doce, camarão vermelho ou pombo, por exemplo.
Quais são as Quizilas de Oxum? Conheça mais sobre essa regra de conduta!Carcaça de galinha.Camarão vermelho.Cavalinha.Feijão.Tapioca.Galinha.Pombo.Abacaxi.
O que é equilíbrio de recuperação?
Quem teve infarto pode trabalhar normal?
São deveres dos sócios na sociedade limitada?
Como baixar app não disponível no país ios?
O que é o cariótipo do ser humano?
Como tirar o ressecamento da borracha da geladeira?
Quais são as bactérias do mal?
Onde e quando ocorreu a guerra do opio?
Quanto tempo leva uma TED de um banco para outro?
Qual a categoria do cabeleireiro?
O que explica esse sonho do eu lírico?