O aparelho de densitometria óssea emite um feixe fino e invisível de raio-x de baixa dose com dois picos diferente de energia através do osso a ser examinado. Um pico é absorvido principalmente por partes moles e o outro pelo osso.
O que é Densitometria Óssea? É um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose.
Esse exame detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa e é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos, utilizando um aparelho conhecido por utilizar a técnica de Dual-Energy X-ray Absorptiometry”, explica o médico radiologistas Jouglas Melo, da clínica i.
A DMO de um paciente é comparada com as de outros pacientes através de duas notas: T-score e Z-score. São usados desvios padrões numéricos positivos e negativos. No geral, quando a pontuação do paciente está um DP abaixo do normal, aumenta o risco de fratura.
O primeiro equipamento de Densitometria Óssea comercial da história foi desenvolvido na Universidade de Wisconsin – Madison USA em 1972, sob a tutela de Richard B. Mazess, Ph. D. fundador da Lunar Corporation.
A densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea. Para se realizar o exame, que dura de 15 a 30 minutos, não é necessário nenhum preparo especial ou jejum, apenas deve-se evitar remédios que contenham cálcio.
Quem não pode fazer densitometria óssea O exame é contraindicado para grávidas e pessoas acima de 120 quilos.
fratura grau I ou deformidade leve: redução de 20 a 25% do corpo vertebral; fratura grau II ou deformidade moderada: redução de 25 a 40% do corpo vertebral; fratura grau III ou fratura grave: redução > 40%.
O exame de densitometria deve ser pedido por um médico que o acompanha e ache que você tenha ou há chances de apresentar baixa massa óssea. Este exame é solicitado mediante avaliação médica e quando há indícios que indiquem possibilidade de osteoporose.
O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo: Monitorar tratamento. O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do ...
No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado.
Mas, para diagnosticar problemas como a osteoporose e osteopenia, nenhum desses exames supera a densitometria óssea. Ela é capaz de sinalizar a redução da massa óssea com muita precisão e precocemente, pois o aparelho utilizado analisa a densidade mineral dos ossos.
A técnica, de nome DXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry), permite a observação detalhada do tecido ósseo, evidenciando se uma área está fraca ou muito porosa. Apesar de ser útil para o estudo de diversas partes do organismo, a densitometria se concentra em três regiões mais suscetíveis a fraturas: colo do fêmur, vértebras e o rádio distal.
O que perguntar a uma professora?
Quantos átomos tem a hidroxiapatita?
O que é a corrida de aventura?
Qual a diferença entre os bolcheviques e mencheviques?
Qual é correto deve se ou Devem-se?
Qual vai ser o valor do Auxílio Brasil em dezembro 2021?
Qual a diferença da vacina HPV do SUS é particular?
Que episódio o usopp volta para o bando?
Quais as maiores chances de engravidar?
O que é uma atividade física moderada?
Qual a diferença de cheque especial e cheque cruzado?
Qual a altitude da cidade de Garanhuns?
O que é preciso para ser um representante comercial?