O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.
Consiste em um estudo das questões culturais que perpassam na escola, no tratamento didático- metodológico com as diferenças, e no reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante do contexto escolar de saberes e práticas docentes.
A importância de se começar trabalhar com o multiculturalismo, o preconceito, a diversidade e tantos outros ensinamentos na educação infantil, é a possibilidade e a oportunidade de fazer com que a criança comece a interagir, a se relacionar e a compreender que depois dela há sempre outras pessoas, outras culturas, ...
A escola precisa estar sempre preparada para reflexão que possibilite aos envolvidos com a educação, compreenderem as implicações étnicas e assim possam respeitar e promover as diferenças proporcionando para que ocorra cada vez mais o respeito pelos direitos humanos e a valorização da diversidade.
A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...
25 curiosidades que você vai gostar
A educação multicultural oferece ao professor o melhor desempenho em sua tarefa pedagógica, valorizando a perspectiva do aluno e possibilitando a construção de um currículo mais próximo de sua realidade, pois uma formação multiculturalmente orientada, propiciará resultados que satisfaçam as necessidades da sociedade.
O principal dever do multiculturalismo é romper com o preconceito e a visão hierarquizada de cultura. Desconstruir construções sociais já normatizadas, que são racistas e trabalhar o contexto escolar a partir da realidade em que o aluno esta inserido.
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
Ele deve ter habilidade de liderança intercultural, bem como conhecer a estrutura, os princípios estratégicos e os valores da empresa e saber lidar com as diferenças. Valores universais, assim como características pessoais (como integridade, humildade e determinação), podem intensificar a inteligência cultural.
2 CULTURA E MULTICULTURALISMO
No âmbito do ensino, refere-se a qualquer prática, abordagem ou propósito que busque reverter as lacunas que os espaços educativos apresentam em relação à diversidade de culturas, identidades ou a qualquer forma de diferença.
A importância de refletir a respeito da temática multiculturalismo, considerando suas relações com o contexto curricular e educacional na contemporaneidade, se dá por meio do aprendizado com a inserção de diferentes culturas.
O multiculturalismo aplicado à educação envolve práticas pedagógicas que despertem os alunos para a diversidade dos grupos culturais. É importante que se aprenda a respeitar as diferenças e que se defrontem com assuntos como identidade cultural e de gênero.
É importante unir o multiculturalismo e suas origens aos seus significados e concepções teóricas como forma de evidenciar o sentido político-cultural de se educar as atuais e as futuras gerações a partir de uma visão multicultural crítica que leve em conta, no processo formativo dos sujeitos, a necessidade e ...
Existem três tipos de manifestações de currículo:Currículo Formal (prescrito);Currículo Real (em ação);Currículo Oculto (implícito).
De uma forma geral, chamamos Estudos Culturais à disciplina que se ocupa do estudo dos diferentes aspectos da cultura, envolvendo, por exemplo, outras disciplinas como a história, a filosofia, a sociologia, a etnografia, a teoria da literatura, etc.
O currículo representa, assim, um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.
O multiculturalismo pode oferecer diversos benefícios para as empresas ao aumentar e abraçar a diversidade no local de trabalho. Benefícios esses que podem ser uma melhoria nas relações interpessoais ou até a melhoria do seu rendimento.
Ter uma força de trabalho multicultural é a melhor solução que qualquer empresa pode adotar. Para além de ser eticamente correto, é uma solução que só traz vantagens. Dá-se igual oportunidade a qualquer pessoa sem a prejudicar por ela ter uma cultura, religião, etnia ou filosofia de vidas diferentes.
Entenda 6 desafios da gestão de diversidade nas organizaçõesCriar políticas específicas para promoção da diversidade. ... Combater o preconceito dentro do ambiente da empresa. ... Alterar a rotina e a estrutura da empresa. ... Promover a aceitação das mudanças organizacionais. ... Alinhar a cultura de diversidade à cultura da empresa.
Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
O Multiculturalismo é a teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende ...
A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
O multiculturalismo é a valorização da diversidade cultural que busca eliminar preconceitos e estereótipos construídos historicamente, procurando formar uma sociedade alicerçada no respeito e dignidade do outro com suas diferenças.
A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.
Como surgiu o terço de Nossa Senhora?
Qual a origem da música Believer?
Em que ano a música foi criada?
Quando surgiu a Microfisioterapia?
Quando e onde surgiu a Odontologia?
Como limpar uma cirurgia com pontos?
O que aconteceu com a empresa Natura?
Quando surgiu a posição do goleiro?
Qual é a música típica do Canadá?
Como lavar roupas de cashmere?
Como medir tamanho do rosto para máscara?
Qual satélite O Google Earth utiliza?
Como melhorar o desempenho da GPU no Android?
Como melhorar qualidade da webcam do notebook?