ASTRONOMIA E CULTURA Os povos antigos relacionavam os astros aos deuses, através da criação de MITOS (histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos-de-vista, das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados).
O gnômon deve ter sido o mais antigo instrumento astronômico construÍdo pelo homem. Em sua forma mais simples, consistia apenas de uma vara fincada, geralmente na vertical, no chão. A observação da sombra dessa vara, provocada pelos raios solares, permitia materializar a posição do Sol no céu ao longo do tempo.
Na antiguidade, por mais que as observações fossem feitas a olho nu, o estudo dos astros possibilitou que os grupos humanos aprimorassem suas atividades, criando calendários e mapas e prevendo fenômenos. Os fenícios, por exemplo, estudavam o céu para que pudessem se deslocar e desenvolver suas navegações.
Instrumentos ópticos para a Astronomia
Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.
Quais são os riscos de uma alimentação inadequada?
O que é desnaturação e Renaturação de uma proteína?
Tem como dormir 2 horas por dia?
Como a vegetação poderia ajudar o solo?
Como denunciar cobrança vexatória?
Quem foi Kratos na mitologia grega?
Quem é o Viltrumita mais forte?
Qual a origem do devorador de Mentes?
São sinais do processo inflamatório exceto?
Qual a diferença entre auxiliar de necropsia e técnico de necropsia?