A educação ambiental permite uma consciência crítica da sociedade acerca da das questões ambientais e é uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza. ... preservação ambiental.
O papel do professor diante de um contexto marcado pela degradação constante da natureza é de uma imensa responsabilidade. ... Sua abordagem deve ser numa perspectiva de ação holística, relacionando o homem, a natureza e sua responsabilidade de ação no uso dos recursos naturais.
Por isso, a escola deve encorajar os seus alunos a realizar atividades como separação de resíduos, coleta de lixo, visitas às reservas naturais, redução de energia, reutilização de papel, etc. Plantar árvores ou construir uma horta são formas bem efetivas de promover a educação ambiental.
O professor deverá também desenvolver a capacidade de criar estratégias e métodos de avaliação qualitativa apropriados para a Educação Ambiental e adequados à situação concreta de aprendizagem em consideração, além de propiciar a organização participativa, interdisciplinar e transversal dos problemas e potencialidades ...
A Educação Ambiental, além de ser uma ferramenta para o ensino infantil, enfatiza também a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e a sociedade. Assim, proporcionando espaços para que as crianças sejam ativos e construtores de seu próprio conhecimento, tirando suas próprias dúvidas.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
A Educação Ambiental no Brasil surge como educação não sistemática, fora do âmbito do Estado, muito antes da sua institucionalização no governo federal. ... É desse período também as iniciativas de organização dos primeiros cursos de especialização em Educação Ambiental nas universidades públicas brasileiras.
A Educação Ambiental surge no Brasil muito antes da sua institucionalização no governo federal. ... O processo de institucionalização da Educação Ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973 com a criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), vinculada à Presidência da República.
Anos mais tarde, em 1997, o Ministério da Educação elaborou uma proposta que tratava o meio ambiente como um tema transversal, através dos PCN’s, entretanto somente em 1999, a lei nº 9795/99 reconheceu a importância da educação ambiental como essencial e permanente em todo o processo educacional.
As instituições de ensino já estão conscientes que precisam trabalhar a problemática ambiental e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, onde já foi incorporada a temática do meio ambiente nos sistemas de ensino como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional.
Com o crescimento na qualidade da educação obtemos também um melhor aproveitamento das oportunidades no cenário mundial. É possível pensar em competência global como o conjunto de conhecimentos, habilidades e motivações para investigar o mundo, reconhecer diferentes perspectivas, comunicar ideias e se tornar agente de mudanças na sociedade.
A educação conduz ao desenvolvimento profissional do educando e a busca por novos objetivos é alcançada por meio de o crescimento adquirido no percorrer do curso de qualificação. Para Leroy (1993) categoriza o conhecimento existente nas sociedades em três formas diferentes: a oral, a escrita e a digital.
Qual a alíquota do ICMS para o Simples Nacional?
Como fazer uma instalação de duas lâmpadas?
Como pegar a carteirinha do Coren?
Como que faz muda de framboesa?
O que dá a um cachorro com a doença do carrapato?
Como pegar um filtro no Instagram?
Como recuperar dados de um HD antigo?
Como obter cotações de Ações B3 Bovespa no Excel?
Como marcar exame médico Detran?
Como disfarçar pálpebras inchadas?
Como agendar exame de sangue pela Unimed?
Como manter uma equipe bem estruturada ao longo de um projeto?
Como marcar pessoa no fotos do iPhone?