Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.
Consequentemente, a concepção do homem como “animal racional” (ou talvez como “animal político”) obedece às exigências gerais de todas as ciências da natureza. O homem possui uma essência, fixa, determinada, necessária, porque ele tem um lugar e um só na natureza.
A BUSCA DO HOMEM PELO SIGNIFICADO DE SUA EXISTÊNCIA O homem sempre buscou explicações que justificassem sua existência, portanto, ele pensa e não apenas vive. De acordo com o existencialismo, o homem é o único ser que realmente existe, pois é o único que tem consciência do seu ser.
A Antropologia Cultural: diz que o homem é possuidor e criador da cultura, interessando-se pelas idéias, pelas manifestações artísticas revelados no conhecimento a cerca das habilidades, das técnicas, das normas de comportamento e do modo de ser de cada comunidade; Não pare agora...
O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento. ... O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.
Na concepção platônica o corpo é visto como a origem de todos os prazeres desordenados, das paixões, dos desejos e isso é indicação de morte para a alma. Por essa razão, esta necessita, ao máximo, buscar um meio para se libertar do corpo.
Antropologia filosófica é antropologia onde se investiga a estrutura essencial do homem. É o homem que ocupa o lugar mais preponderante na especulação filosófica,pois é a partir dele que tudo é deduzido. Ela não se preocupa com as características humanas,mas sim com a essência do homem.
Maurice Merleau-Ponty (1908-1961): "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." Gilles Deleuze (1925-1996) e Félix Guattari (1930-1993): "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia."
A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes.
Desde a invenção da palavra “filosofia”, por Pitágoras, temos diversos problemas filosóficos e diversas respostas a cada um deles.
Não há uma definição simples que consiga resolver a questão, pela própria extensão do conteúdo produzido que se convencionou chamar de “filosofia” e pelas diferentes respostas que os filósofos deram a ela no decorrer da história, muitas vezes refutando as interpretações de outros.
Qual o custo de um estagiário para a empresa?
Como preparar um orçamento de obras livro?
Qual é o novo algoritmo do Instagram?
Como fazer um trabalho escolar em slide passo a passo?
Como é feito o pagamento de salário?
Como cozinhar feijão para congelar?
Como usar o Cicatri Renov de elseve?
Como é feito o cálculo de férias vencidas?
Como fazer feijão para bebê de 7 meses?
Como se usa Comparative adjectives?
Como conectar o monitor no simulador de caminhada?
Quais os benefícios do protocolo DHCP?
Como colocar código GTA V Xbox?
Para que é indicado o diazinon?