Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.
Consequentemente, a concepção do homem como “animal racional” (ou talvez como “animal político”) obedece às exigências gerais de todas as ciências da natureza. O homem possui uma essência, fixa, determinada, necessária, porque ele tem um lugar e um só na natureza.
A BUSCA DO HOMEM PELO SIGNIFICADO DE SUA EXISTÊNCIA O homem sempre buscou explicações que justificassem sua existência, portanto, ele pensa e não apenas vive. De acordo com o existencialismo, o homem é o único ser que realmente existe, pois é o único que tem consciência do seu ser.
A Antropologia Cultural: diz que o homem é possuidor e criador da cultura, interessando-se pelas idéias, pelas manifestações artísticas revelados no conhecimento a cerca das habilidades, das técnicas, das normas de comportamento e do modo de ser de cada comunidade; Não pare agora...
O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento. ... O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.
Na concepção platônica o corpo é visto como a origem de todos os prazeres desordenados, das paixões, dos desejos e isso é indicação de morte para a alma. Por essa razão, esta necessita, ao máximo, buscar um meio para se libertar do corpo.
Antropologia filosófica é antropologia onde se investiga a estrutura essencial do homem. É o homem que ocupa o lugar mais preponderante na especulação filosófica,pois é a partir dele que tudo é deduzido. Ela não se preocupa com as características humanas,mas sim com a essência do homem.
Maurice Merleau-Ponty (1908-1961): "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." Gilles Deleuze (1925-1996) e Félix Guattari (1930-1993): "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia."
A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes.
Desde a invenção da palavra “filosofia”, por Pitágoras, temos diversos problemas filosóficos e diversas respostas a cada um deles.
Não há uma definição simples que consiga resolver a questão, pela própria extensão do conteúdo produzido que se convencionou chamar de “filosofia” e pelas diferentes respostas que os filósofos deram a ela no decorrer da história, muitas vezes refutando as interpretações de outros.
Como parar de usar bico de silicone?
Como corrigir cupim nas costas?
Como inserir registros em uma tabela MySQL?
Quanto tempo dura o mandato do presidente da Câmara de Vereadores?
Como instalar FNaF 6 de graça no PC?
Como tomar VOLTAREN Injetavel?
O que é comportamento controlador?
Como ver horário de chegada de Voos?
Como saber se a loja é confiável no AliExpress?
Quanto custa para tirar a segunda via da reservista?
Quais os filmes mais inteligentes?
Quem teve caxumba pode ter filhos?