A semiologia farmacêutica é uma nova prática profissional que visa a identificação de sinais e sintomas em distúrbios menores para posterior decisão terapêutica do medicamento isento de prescrição (MIP) mais efetivo e seguro.
Compreende a anamnese e o exame físico para avaliação da(s) necessidade(s) de saúde do pa- ciente (PORTO, 2009). Envolve inspeção, palpação, percussão, ausculta, olfato e uso de alguns instrumentos e aparelhos simples para avaliação da(s) necessidade(s) de saúde do paciente (PORTO, 2009).
A semiologia farmacêutica é uma nova prática profissional que visa a identificação de sinais e sintomas em distúrbios menores para posterior decisão terapêutica do medicamento isento de prescrição (MIP) mais efetivo e seguro.
A anamnese farmacêutica pode ser compreendida como o procedimento de co- leta de dados sobre o paciente, realizado pelo farmacêutico, por meio de entrevista, com a finalidade de conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacotera- pêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde.
A anamnese farmacêutica deve terminar com a definição de uma possível causa, evidência ou tratamento que será fundamental para a definição de um plano de cuidado adequado ao paciente. Ofereça um atendimento completo com serviços de atenção farmacêutica aos seus clientes.
10 passos na semiologia e anamnese para prescrição em clínica farmacêutica
1) Definição consulta farmacêutica Episódio de contato entre o farmacêutico e o paciente, com a finalidade de obter os melhores resultados com a farmacoterapia, promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.
Nesta etapa, o farmacêutico coleta dados comuns necessários para a identificação do paciente, além de informações acerca da história clínica, história familiar e medicamentos utilizados. Todas essas informações coletadas durante a entrevista clínica são importantes para avaliar o estado de saúde do paciente.
A atenção farmacêutica surgiu, nos Estados Unidos, com a expressão pharmaceutical care, em meados da déca- da de 80, como uma nova filosofia de prática profissional, provocando um profundo repensar da classe farmacêutica. HEPLER & STRAND (1999) definiram-na em poucas palavras: “...
✓ A anamnese farmacêutica é uma habilidade inerente e de fundamental importância para abordar o paciente e/ou cuidador de forma sistemática e estabelecer um 'estado' de confiança. ✓ Comunicação: Ouvir e Escutar o paciente e/ou cuidador. ✓ Lembre-se: a anamnese é uma etapa crítica da Atenção Farmacêutica!!
Como aplicar a sondagem de escrita?
Qual é a causa da conjuntivite?
Como mudar Tamanho do Artboard Photoshop?
Quanto vale um dente de dinossauro?
O que significa a bandeira Índia?
Como é o nome do bichinho do CAT noir?
Como explicar a família silábica?
Quais os cuidados a serem tomados em um atendimento fisioterapêutico humanizado?
Como são as folhas do Assa-Peixe?
Quais os principais componentes da reanimação cardiopulmonar?
Como ensinar o esporte na escola?
Como conduzir uma reunião de trabalho?
O que é um título executivo extrajudicial?