Entendendo o resultado do FAN De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.
Um teste não reagente (negativo) significa que o seu corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou de exposição acidental no período de janela imunológica, não há necessidade de realização de um novo teste.
Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.
O fator reumatóide é um exame onde se pesquisa um anticorpo contra a fração Fc de um outro anticorpo (IgG). Assim, existe dois subtipos de artrite reumatóide: a soro negativa (quando o fator reumatoide está ausente) e a soro positiva (quando o mesmo é positivo).
13 – E se a pessoa tiver os sintomas de LES e o exame de FAN for negativo, a pessoa pode ainda assim ter LES? Sim. Mas espera-se que todas as pessoas portadoras de LES apresentem, ao longo de sua evolução, o exame do FAN positivo.
35 curiosidades que você vai gostar
Um FAN negativo quase sempre descarta o diagnóstico de doença mista do tecido conjuntivo ou de lúpus eritematoso sistêmico. Já na hipótese de esclerodermia, dermatomiosite, síndrome de Sjögren e polimiosite um resultado negativo torna tais diagnósticos menos prováveis, mas não os exclui definitivamente.
CID10 - L93 - Lúpus Eritematoso.
O teste de fator reumatoide (FR) é utilizado principalmente para diagnosticar artrite reumatoide (AR) e auxiliar a diferenciá-la de outras formas de artrite ou outras doenças/estados clínicos que provocam sintomas semelhantes.
Normal ou não reagente: menor que 20 UI/mL; Fracamente reagente ou fracamente positivo: entre 21 e 79 UI/mL; Reagente ou positivo: igual ou maior que 80 UI/mL.
Valor de Referência: Pacientes normais até 40,0 mg/L. Interpretação: O fator reumatóide é um auto-anticorpo, da classe IgM, dirigida contra IgG.
As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.
Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
O que significa Núcleo Reagente em exame FAN c/ pontilhado, mas o pontilhado sem definição (padrão 1:160) de fino ou grosso, apenas pontilhado. O FAN é um exame de triagem usado em algumas situações clínicas em que há a suspeita de doença autoimune.
Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).
A fisioterapia deve incluir exercícios e alongamentos ativos e passivos, o uso de aparelhos de eletroterapia, e o uso bolsas de água quente. Além disso, a prática de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica também podem ser indicada.
Exames laboratoriais
Anticorpos antipeptídios cíclicos citrulinados (anti-CCP) - Usados no diagnóstico da artrite reumatoide, especialmente em paciente com doença inicial e fator reumatoide negativo.
Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista.
Piores alimentos para artrite reumatoide
Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.
Sintomas Reumatismo
Os principais sintomas são: dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade de movimentos e rigidez ao acordar; dores ao esticar os braços sobre a cabeça e dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.
M32 - Lúpus eritematoso disseminado [sistêmico]
CID 10 M32. 8 Outras formas de lúpus eritematoso disseminado (sistêmico) – Doenças CID-10.
Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160.
Para confirmar o diagnóstico de lúpus, o reumatologista pode indicar a realização de alguns exames de sangue e de urina, além da avaliação dos sinais e sintomas apresentados. Os principais exames recomendados são hemograma e o exame FAN, que é um exame útil para diagnosticar doenças autoimunes.
Quais são as doenças autoimunes?Artrite reumatoide;Lúpus eritematoso sistêmico;Tireoidite de Hashimoto;Diabetes mellitus tipo 1;Doença de Graves.
O que mede ureia e creatinina?
O que a psicologia diz sobre a autoestima?
Como testar um transistor no multímetro?
Qual a profundidade de um armário planejado?
Como melhorar a absorção da vitamina B12?
Como ganhar amplitude de movimento ombro?
Como melhorar a armadura do Lobo The Witcher 3?
Como se mede a potência de um motor?
Qual deve ser a medida da cintura feminina?
Como diagnosticar a febre tifoide?
Quanto ganha um Investigador da PC SP?
Quanto cobra um gestor de tráfego pago?