A conservação pelo uso do frio utiliza-se de baixas temperaturas para retardar reações químicas e enzimáticas e a atividade de microorganismos nos alimentos. Diferentemente da conservação pelo uso do calor, o uso do frio não mata microorganismos. Os métodos mais utilizados são a refrigeração e o congelamento.
A redução da temperatura dos alimentos: - Retarda as reações químicas deteriorantes; - Retarda a atividade enzimática; - Retarda ou inibe o crescimento e atividade dos microrganismos; - Aumenta a vida de prateleira.
A conservação pelo calor se baseia na destruição térmica de microrganismos e na prevenção da recontaminação. A destruição dos microrganismos pelo calor se deve à coagulação de suas proteínas e especialmente à inativação das enzimas necessárias para seu metabolismo.
Os métodos de conservação de materiais primas alimentares e alimentos por meio do frio são a refrigeração e o congelamento. Na refrigeração são empregadas temperaturas entre –1,5 oC a +10oC, enquanto que no congelamento são utilizadas temperaturas de –40 a - 10 oC.
A diferença entre a refrigeração e o congelamento reside no grau de abaixamento da temperatura utilizado para a preservação do alimento. Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C.
21 curiosidades que você vai gostar
Refrigerados, os alimentos se mantêm em boas condições por 3 a 5 dias. Já o congelamento consiste na redução drástica da temperatura abaixo do seu ponto de congelamento, ou seja, abaixo de zero.
Portanto, uma diferença notável entre refrigeração e congelamento é que este último possui um tempo de conservação mais longo. ... Ao contrário da refrigeração, a tecnologia do congelamento induz a formação de cristais de gelo.
Todos os microrganismos têm temperaturas ótimas para o seu crescimento e reprodução, sendo assim, o princípio básico da conservação pelo frio é manter a temperatura abaixo da ideal para o crescimento e proliferação microbiana.
Princípio da conservação pelo frio
Existem alimentos que só podem ser conservados sob refrigeração, como por exemplo os iogurtes. Quanto mais baixa a temperatura que o equipamento conseguir atingir mais tempo o alimento pode durar, pois menor será a ação de bactérias.
O efeito conservador do frio baseia-se na inibição total ou parcial dos principais agentes responsáveis pela alteração dos alimentos. Quanto mais baixa for à temperatura, mais reduzida será a ação química, enzimática e o crescimento microbiano.
Conservação pelo calor
A conservação dos alimentos pelo calor consiste em tratá-los a uma temperatura elevada, para eliminar micro-organismos ou desnaturar as enzimas responsáveis pela deterioração dos alimentos.
A conservação de alimentos pelo calor faz-se através da redução da carga microbiana e da desnaturação das enzimas, por exposição dos alimentos a temperaturas superiores aos limites máximos suportados pelos microorganismos mas não demasiado altas que provoquem a degradação dos alimentos.
3.2 Conservação de alimentos pelo uso do calor
Os principais métodos de tratamento térmico são: pasteurização, tindalização, branqueamento, apertização, esterilização e a secagem.
VANTAGENS: Preserva grande parte do valor nutritivo e organoléptico dos alimentos. DESVANTAGENS: Não elimina os microrganismos, nem a acção nociva das toxinas, pelo que sempre que a temperatura se torne favorável retomam a actividade.
Na conservação de alimentos pelo frio, é CORRETO afirmar: ... O congelamento rápido de alimentos provoca mais danos à estrutura celular do que o congelamento lento. A refrigeração é usada para reduzir a multiplicação microbiana e, assim, aumentar a vida útil de alimentos frescos e processados.
Os métodos de congelamentos são classificados em quatro tipos, sendo eles: congelamento por ar, por contato, por imersão e congelamento por aspersão com líquidos resfriados. O congelamento por ar, pode ser realizado com ar insuflado ou sem movimento.
O princípio de conservação pelo sal é basicamente o mesmo do processo de conservação pelo uso do açúcar: as bactérias presentes no alimento, ao entrarem em um ambiente de alta concentração salina (até 30%), morrem rapidamente por desidratação.
A refrigeração é um processo de conservação baseado no resfriamento dos alimentos de temperaturas entre 8ºC e -1ºC. Nesse processo, não existe a formação de cristais de gelo, que podem alterar as características originais do produto. Nele, os alimentos podem ser mantidos em torno de 3 a 5 dias em boas condições.
No congelamento, utilizamos temperaturas mais baixas que na refrigeração (geladeira) e, por isso, inibimos o crescimento microbiano e retardamos praticamente todo o processo metabólico.
Em geral, nas condições usuais de congelamento (-18 °C), a atividade microbiana é praticamente impedida, tendo em vista que a maioria dos microrganismos não se desenvolve em temperaturas inferiores a -10 °C. Em temperaturas de refrigeração ocorre apenas diminuição da velocidade de multiplicação dos microrganismos.
O congelamento consiste na redução da temperatura sem promover mudança de fase e cristalização, que compreende a nucleação e o crescimento dos cristais. A velocidade de congelamento influencia tanto a localização quanto o tamanho e a quantidade dos cristais de gelo formados.
O congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos que retarda o processo de desenvolvimento de microrganismos e da atividade das enzimas produzidas por estes, consequentemente, diminuindo o processo de deterioração. Os microrganismos necessitam da água no estado líquido para se desenvolverem.
Dentro de uma geladeira doméstica alcançam-se temperaturas entre 6 e 10°C na parte inferior e de 2 a -2°C na parte superior. No congelador, podem-se alcançar temperaturas entre -1°C e -4°C. Em freezers domésticos, as temperaturas estão entre -14 e -17°C.
Os principais métodos de conservação de alimentos atualmente são:Armazenamento em câmaras frigoríficas;Enlatamento;Congelamento;Secagem;Liofilização;Pasteurização;Cura.
Os métodos de conservação de alimentos permitem que se possa guardá-los para uso futuro sem que se estraguem. ... Os principais métodos de conservação dos alimentos são: armazenamento em câmaras frigoríficas, enlatamento, congelamento, secagem, liofilização, pasteurização e cura.
Qual o melhor teste para avaliar a função renal?
Quanto tempo vale o comunicado de venda?
Qual a diferença de credor quirografário é credor pignoratício?
Como identificar uma derivação imprópria?
Como saber se a caixinha do fone Bluetooth está carregada?
Como fazer um Pix para conta poupança?
Como os óleos essenciais agem no organismo?
Porque Cubatão foi considerada a cidade mais poluída do mundo?
O que são aglutininas quais tipos existem?
Quantos metros de vísceras tem um ser humano?
O que fazer no sabado a noite?
Como apagar para todos depois de ter apagado para mim?
Quais são os tipos de jogos educação física?
Como faço para cancelar um agendamento?
Como parar de ser picado por mosquitos?
Quais são as três espécies de improbidade administrativa de acordo com a Lei 8.429 92?