A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Na arte temos uma grande aliada para a inclusão das crianças com deficiência, pois lhe proporcionam espaços para o autoconhecimento, ajudando no desenvolvimento global da criança, na socialização com seus pares e demais grupos sociais que frequentam, contribuindo de forma significativa para elevar a autoestima através ...
criar um estilo de avaliação que respeite o ritmo individual de aprendizado; ... atribuir um tempo de avaliação distinto para cada caso; aceitar a diversidade de fatores no processo de construção do conhecimento desses alunos; associar os instrumentos e recursos de avaliação que mais se integrem às necessidades dos alunos.
A educação especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).
É uma ótima ferramenta para ser utilizada em clínicas, hospitais e escolas. O uso da arte e terapia pode ajudar crianças e idosos: as crianças possuem mais dificuldade para expressar o que sentem, através da arte elas conseguem colocar os sentimentos bons e ruins para fora, entender melhor eles.
A ARTE E A EDUCAÇÃO ESPECIAL. ... A arte iguala as diferenças, por isso, deve-se estimular a realização de programas de Arte com música, dança e expressão corporal, onde a Pessoa Portadora de Necessidades Especiais não passa pela competição, e sim pelo prazer.
Por meio de gincanas ou jogos simbólicos, a comunidade se aproxima, as crianças começam a colaborar umas com as outras e os pequenos com necessidades especiais se sentem parte do todo, e isso é fundamental para estimulá-los dentro e fora do ambiente escolar.
Inclusão social na escola. O parágrafo 1º do artigo 58 da Lei 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, diz que, havendo necessidade de equipar a escola pública para atender portadores de deficiência, o poder público deve fazê-lo. Esse foi um primeiro passo tomado nos anos 1990 para promover a inclusão social ...
Para ajudá-lo a construir as melhores práticas e estratégias pedagógicas, a fim de garantir uma efetiva inclusão de alunos portadores de deficiência, redigimos este artigo. Acompanhe as próximas linhas! 1 Qual é a importância da inclusão escolar? 2 Como funciona o PEI (Plano Educacional Individualizado) sob a ótica da inclusão?
Apesar de já fazer parte do dia-a-dia da maioria das escolas, a inclusão escolar ainda é fonte de muitas dúvidas para profissionais e para pais de crianças com ou sem deficiência. Algumas vezes as dúvidas são consequência da falta de conhecimento. Outras podem ser realmente questões que surgem com a prática da inclusão escolar.
Salas de aula com recursos multifuncionais, lousa interativa, aplicativos, netbooks, tablets. Na era digital atual, são inúmeros os recursos que podem contribuir para as estratégias pedagógicas de inclusão escolar.
Como lavar o cabelo depois de cirurgia?
Como posso melhorar minha teimosia?
Tem que lavar o cabelo depois de descolorir?
Quais atividades podemos fazer na primavera?
Como trabalhar ética nas aulas de Educação Física?
O que passar no chão para tirar a umidade?
Como trabalhar a procrastinação em terapia?
Como desenvolver a linguagem na Educação Infantil?
O que a Bncc fala sobre alimentação saudável?
Qual o objetivo de trabalhar as palavrinhas mágicas na educação infantil?
Como saber se a equação é de uma circunferência?
Como diferenciar pedra de resina?
Como identificar se o negócio é pirâmide financeira?
Como diferenciar limão de laranja?
Pode tomar banho com prata 925?