Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final.
O que é Ambíguo:
Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. Termos ambíguos, inclusive, podem ter significados totalmente distintos.
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço
Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado. Para solucionar a ambiguidade: Ele sentou e o braço da cadeira quebrou.
26 curiosidades que você vai gostar
AmbiguidadePelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais. ... Exemplo: Por fim, levou o filho para o seu quarto. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
Como se resolve uma inequação Quadratica?
Como fazer um Spa Day sozinha?
Em que nível o Scyther evolui para Scizor?
Como multiplicar a raiz da raiz perfeita?
Quem pode ter acesso ao processo administrativo?
Como fazer inequações de segundo grau?
Como ter o Gallade no Emerald?
Quanto tempo leva para ter o abdômen definido?
Como se comportar em uma avaliação de potencial?
Quando é que se diz que dois vetores são Colineares?
O que fazer para copiar e colar?
Como se credenciar na caixa como engenheiro?
Quanto é o salário de um gerente do Banco do Brasil?
Como cortar várias imagens ao mesmo tempo no Word?
Quanto tempo dura um coágulo no cérebro?
Quando o sangue demora a estancar?