Uma equação do 2° grau tem a forma ax² + bx + c = 0, já a inequação do 2° grau tem formato semelhante, diferenciando-se apenas pelo fato de o sinal de = ser substituído por alguma das desigualdades: > (maior que), < (menor que), ≥ (maior ou igual a), ≤ (menor ou igual a).
Os passos para resolver uma inequação são semelhantes aos de uma equação. Podemos generalizar a apresentação de uma inequação da seguinte forma: ax + b > 0 ax + b < 0 ax + b ≥ 0 ax + b ≤ 0 Onde a e b são números reais e a ≠ 0 Resolução de inequações e representação na reta real. Exemplo 1 2x + 7 > –1 + 2 2x > –1 + 2 – 7
Inequação é uma expressão matemática que possui a propriedade de expressar desigualdades, diferente da equação que expressa igualdade. O sinal usado na equação é o símbolo de igual (=), já na inequação usaremos os seguintes símbolos matemáticos: > : maior que < : menor que ≥ : maior que ou igual ≤ : menor que ou igual
Essa inequação poderia também ser resolvida se aplicássemos a propriedade distributiva, mas também por meio do estudo do sinal, nesse caso do estudo do sinal da função de segundo grau.
Para resolver uma inequação do segundo grau é preciso encontrar valores cuja expressão do lado esquerdo do sinal < dê uma solução menor do que 0 (valores negativos). Primeiro, identifique os coeficientes: a = 1 b = - 1 c = - 6. Utilizamos a fórmula de Bhaskara (Δ = b 2 - 4ac) e substituímos pelos valores dos coeficientes: