Para especialistas, elogios e cantadas podem ser considerados assédio se o autor não der ouvidos ao “não” da mulher ou ao simples fato de ela ignorar o que ouviu. O assédio se configura, principalmente, quando o objetivo do autor é de satisfazer seus desejos sexuais. O assédio sexual não é paquera nem elogio.
“Existe uma linha tênue. Elogio não deixa uma mulher constrangida, não ofende e nem objetifica a mulher. Assédio é quando uma pessoa desrespeita meu espaço e me enxerga como mero objeto sexual à sua disposição”.
A polêmica sobre o que muda de uma situação para outra é respondida pela diretora da Casa da Mulher Brasileira, a advogada Susan Lucena. “A grande diferença que separa uma paquera/elogio do assédio é o consentimento. Um flerte indica uma relação que contém consentimento. Assédio não tem”, informou Susan.
O flerte serve para que duas pessoas se conheçam, se gostem, se queiram. O assédio só atende às vontades de um dos dois envolvidos. O principal critério para diferenciar um do outro é notar se o "não" do seu alvo está sendo desrespeitado.
Aquele assédio que era considerado normal, até elogioso, mas que finalmente está sendo analisado como agressivo e assustador: assobios, buzinadas, aquele “gostosa” dito por quem não tem o menor direito.
29 curiosidades que você vai gostar
Quais são os principais tipos de assédio? Entenda.Assédio moral. O assédio moral ocorre com a exposição de uma pessoa a situações de constrangimento, humilhação e perseguição de forma contínua e prolongada. ... Agressões psicológicas. O assédio psicológico é uma violência emocional. ... Assédio sexual. ... Assédio virtual.
Caracteriza-se como assédio verbal (artigo 61, da Lei das Contravencoes Penais n. 3.688/1941), quando alguém diz coisas desagradáveis ou invasivas (como podem ser consideradas as famosas “cantadas”) ou faz ameaças.
Não há um padrão ou momento específico para o assédio contra a mulher acontecer. Qualquer investida que você considere desrespeitosa e seja feita sem a sua permissão, seja no trabalho, na escola, faculdade, na rua ou em casa é inaceitável e configura uma violência.
Se você não quiser assediar uma colega de trabalho por quem não tem interesse é simples: basta não paquerar. Por exemplo, em uma reunião de trabalho, você pode, sim, tratar a sua colega como amiga. Trate como você trata o seu colega homem, ué.
Quantos e quais são os livros do Novo Testamento?
Qual a função dos músculos adutores?
Como recuperar lista de contatos?
Quantas igrejas tem na França?
Qual é a parte mais sensível do cachorro?
O que usar para baixar o pH da água da piscina?
Quais são os principais problemas urbanos da região Norte?
Quem fez parte da geração de 22?
Qual a importância de uma boa placa de vídeo?
O que é o que é que tem casa e mora em cima?
Como tirar uma impressão digital de um objeto?
Quanto de macarrão pode comer na dieta?
Como saber se a pomada metronidazol tá fazendo efeito?
Como preencher o per dcomp para restituição?
Quais são os principais impactos da exploração desordenada na Amazônia?