Chuva ácida é um fenômeno atmosférico caracterizado pelo alto grau de acidez das águas das chuvas, com pH menor do que 5,6. ... Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Por ações atmosféricas, as nuvens ácidas podem andar e precipitarem em regiões vizinhas. Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia.
A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica.
Os principais geradores naturais de chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira; e os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.
A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
34 curiosidades que você vai gostar
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
Porém, os óxidos ácidos mais perigosos, por formarem uma chuva ácida mais forte, são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Esses compostos reagem com a água e formam o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido sulfúrico é o principal vilão da chuva ácida, pois ele é um ácido muito forte.
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?Filtrar e desintoxicar a água utilizada pelas fábricas antes de devolvê-la aos rios.Reduzir a emissão de gases poluentes por parte da indústria.Favorecer a geração e o uso de energias limpas, em detrimento dos combustíveis fósseis.Diminuir o consumo energético nas fábricas e empresas.
HNO3, responsável pela acidez da chuva. A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
A chuva ácida é um fenômeno atmosférico já registrado em partes do Brasil. O exemplo mais marcante foi o caso ocorrido na região da Serra do Mar, em Cubatão, São Paulo, em 1977. Nessa região, gases emitidos pelas indústrias, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno, ultrapassavam mil toneladas por dia.
Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo. Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações.
A chuva é um fenômeno natural caracterizado por precipitações de água. A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens. ... Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas.
QuímicaAs gotas de chuva absorvem o dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, proveniente da atmosfera poluída;O dióxido de carbono reage com a água através da reação: H2O + CO2 → H2CO3 ... Quando a água da chuva reage com os óxidos fica ácida, e o pH da água pura que era 7,0 passa para 5,6.
Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis. Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).
Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas. Mesmo em ambientes não poluídos, as chuvas são sempre ácidas.
A acidez natural da chuva é tão baixa que não faz nenhum mal aos seres vivos. Todos os organismos que realizam respiração celular eliminam gás carbônico (CO2) na atmosfera. Podemos dizer então que a presença desse gás na atmosfera é natural.
Nos grandes centros urbanos, a chuva ácida acaba por reagir com o carbonato, material presente em mármore e muito utilizado em estátuas, monumentos e prédios. Essas construções passam, assim, a se degradar rapidamente. A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos e em certos casos pode levar a morte.
Os países onde há maior incidência de chuvas ácidas são os do Hemisfério Norte, pois neles a atividade industrial é mais intensa, fato que promove grande emissão de gases poluentes na atmosfera. Os mais afetados são: Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Tailândia, Japão, além da maioria dos países europeus.
Para a chuva ser ácida seu ph tem que ser menor que 5,6. O que faz a chuva atingir este pH é o aumento da concentração de óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos, juntamente com o óxido de carbono, são chamados de óxidos ácidos, por formarem ácidos quando em contato com a água da chuva.
Para a formação de chuva ocorra é necessário que se formem nuvens carregadas de vapor d água. Nestes casos, a chuva ocorre de maneira frequente em ambientes em que há muita umidade do ar. Já em lugares mais secos, como nos desertos, a ocorrência de chuva é menor.
Chuva é um fenômeno natural através do qual ocorre a precipitação de água em forma de gotas que caem sobre a crosta terrestre. ... Com isso, a temperatura do ar tende a cair, promovendo a condensação de água (estado gasoso), daí formam-se as nuvens que logo promovem a chuva.
A chuva frontal, também chamada de chuva ciclônica, ocorre a partir do encontro de uma massa de ar fria e seca com uma massa de ar quente e úmida. Nas frentes, que são as zonas de contato entre essas duas massas com características diferentes, acontece a condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.
Para saúde humana, os efeitos da chuva ácida estão relacionados aos problemas respiratórios, como o aumento de casos de asma e bronquite. Além disso, relacionam-se também com problemas oculares, como as conjuntivites, justamente devido aos elementos químicos contidos na atmosfera.
Outras precauções para esta época do ano são reforçar muros e paredes, construir calhas nos telhados e mantê-las limpas e não jogar lixo nas ruas, nem em encostas de rios e córregos.
Como usar Tonico de alho no cronograma capilar?
Qual o defeito do sensor de borboleta?
Como funciona o relógio de ponto?
Onde fica o fusível do retrovisor elétrico do Gol G5?
Como era o método de ensino dos jesuítas?
Como se cadastrar no Ministério da Agricultura?
Como você pode ingressar em uma reunião do Teams?
Como funciona seguro para transporte de carga?
Como funciona o seguro-desemprego do Carrefour?
Como baixar o Snaptube amarelo?
Para que serve o remédio Termidil?
Como que funciona o sensor de presença?
Como usar o Tonico cavalo forte?
Como funciona um sensor de termopar?