Manual Arborização - page 62
A poda mais indicada é a de formação, pois condiciona o desenvolvimento da planta e sua adaptação à condição urbana. Ela deve ser feita quando os galhos são jovens, ou seja, ainda apresentam um diâmetro suficiente para serem cortados com uma tesoura de poda afiada ou serrote.
A fim de minimizar a necessidade de poda nas árvores urbanas, é necessário o planejamento adequado da arborização, assim como das intervenções nos espaços aéreos ou terrestres das vias públicas. No planejamento da arborização, uma das propostas mais defendidas é a utilização de árvores pequenas.
A poda é o mais comum entre os procedimentos de manutenção de árvores. Embora árvores em florestas cresçam bem apenas com a poda da natureza, árvores em ambientes urbanos demandam um maior nível de cuidados para que sua integridade estrutural e estética sejam mantidas.
A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998). ... É a técnica e a arte de modificar o crescimento natural das plantas frutíferas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação.
Os ramos de maior diâmetro da planta, que tenham uma parte voltada para o sol poente, devem ser pincelados com uma solução de água: cal (1:2) logo após a poda, a fim de serem evitadas rachaduras provocadas pelo sol.
O objetivo da poda é o controle do porte e da forma das plantas, além de incentivar a floração e a frutificação. É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa.
Agora, podemos começar a construir nossa árvore agrupando organismos de acordo com suas características derivadas compartilhadas. Um bom ponto de partida é procurar a característica derivada que é compartilhada pelo maior número de organismos.
Qual é o aspeto dos ramos e como é que estes crescem? Considere também a direção do vento. Se tiver dúvidas sobre a direção de queda natural da árvore, afaste-se um pouco da árvore e verifique com um fio de prumo (consulte a caixa de factos para mais detalhes). Mantenha livre o espaço à volta da árvore na direção pretendida para a queda.
Na parte mais alta das árvores (50 a 60 metros de altura), ficam as aves maiores como a harpia, arara azul, tucano. Também alguns mamíferos, como o macaco-aranha, macaco-de-cheiro e a preguiça. Na parte mediana (30 a 50 metros), ficam a maioria dos animais arborícolas.
A força manual é suficiente, possivelmente com a ajuda de uma vara comprida. A cunha de abate proporciona uma força de abate superior quando comparada com os diferentes tipos de barra de abate. Em casos extremos pode utilizar uma corda e um guincho, que constituem a forma mais segura e eficaz de abater uma árvore.
Como medir corretamente o abdômen?
O que é o ressarcimento ao SUS?
Como passar sombra na parte de baixo dos olhos?
Precisa de CNH para dirigir scooter elétrica?
Como puxar assunto com uma pessoa no chat?
Como saber se tenho baixa acidez estomacal?
Quando será o recesso do Judiciário 2020?
Qual deve ser a altura do travesseiro?
Qual as regras do tênis de mesa?
O que é medida de inteira justiça?
Pode recuar a bola para o goleiro no futebol?
Como medir para saber o tamanho da calça?
Quais os efeitos colaterais do Fumasil?
O que significa embandeirar a hélice?