Manual Arborização - page 62
A poda mais indicada é a de formação, pois condiciona o desenvolvimento da planta e sua adaptação à condição urbana. Ela deve ser feita quando os galhos são jovens, ou seja, ainda apresentam um diâmetro suficiente para serem cortados com uma tesoura de poda afiada ou serrote.
A fim de minimizar a necessidade de poda nas árvores urbanas, é necessário o planejamento adequado da arborização, assim como das intervenções nos espaços aéreos ou terrestres das vias públicas. No planejamento da arborização, uma das propostas mais defendidas é a utilização de árvores pequenas.
A poda é o mais comum entre os procedimentos de manutenção de árvores. Embora árvores em florestas cresçam bem apenas com a poda da natureza, árvores em ambientes urbanos demandam um maior nível de cuidados para que sua integridade estrutural e estética sejam mantidas.
A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998). ... É a técnica e a arte de modificar o crescimento natural das plantas frutíferas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação.
Os ramos de maior diâmetro da planta, que tenham uma parte voltada para o sol poente, devem ser pincelados com uma solução de água: cal (1:2) logo após a poda, a fim de serem evitadas rachaduras provocadas pelo sol.
O objetivo da poda é o controle do porte e da forma das plantas, além de incentivar a floração e a frutificação. É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa.
Agora, podemos começar a construir nossa árvore agrupando organismos de acordo com suas características derivadas compartilhadas. Um bom ponto de partida é procurar a característica derivada que é compartilhada pelo maior número de organismos.
Qual é o aspeto dos ramos e como é que estes crescem? Considere também a direção do vento. Se tiver dúvidas sobre a direção de queda natural da árvore, afaste-se um pouco da árvore e verifique com um fio de prumo (consulte a caixa de factos para mais detalhes). Mantenha livre o espaço à volta da árvore na direção pretendida para a queda.
Na parte mais alta das árvores (50 a 60 metros de altura), ficam as aves maiores como a harpia, arara azul, tucano. Também alguns mamíferos, como o macaco-aranha, macaco-de-cheiro e a preguiça. Na parte mediana (30 a 50 metros), ficam a maioria dos animais arborícolas.
A força manual é suficiente, possivelmente com a ajuda de uma vara comprida. A cunha de abate proporciona uma força de abate superior quando comparada com os diferentes tipos de barra de abate. Em casos extremos pode utilizar uma corda e um guincho, que constituem a forma mais segura e eficaz de abater uma árvore.
Como usar nistatina para clarear a pele?
Quanto tempo Trissulfin faz efeito?
Quais são os cincos valores sociais?
Quanto custa 1kg de pasta base na Bolívia?
Qual sufixo significa resultado da ação de?
Quem foi a maior rainha de todos os tempos?
Quais os tipos de classificação de pessoa jurídica?
Como imprimir certificado na folha inteira?
Quais os cuidados que devem ser tomados na montagem e desmontagem dos rolamentos?
Qual a importância do conhecimento teológico?
Quais os riscos de não se alongar corretamente?
Quanto tempo demora o curso de Agrimensura?
Quais são as espécies de tributos e os motivos de sua existência conforme a CF e CTN?
Quais os cuidados necessários ao paciente quando for submetido a cardioversão?