O instrumento usado para determinar a intensidade sonora num local é chamado de decibelímetro. Os decibelímetros são instrumentos destinados a medir e registrar os níveis de pressão sonora de um ambiente.
O que são frequências sonoras? A frequência sonora está relacionada à “velocidade” com que as ondas de som se movimentam no ar. Isso ocorre por meio de vibrações que podem ser mais intensas ou mais espaçadas. Essas oscilações formam o que percebemos como ruídos graves ou agudos.
A frequência é dada em hertz (hz) e diz qual é o tipo de som reproduzido/analisado. Nós ouvimos frequências de 20hz à 20000hz. De maneira mais técnica, a frequência informa a quantidade de ondas/vibrações por segundo. Onde: 20 hertz quer dizer 20 ondas/vibrações por segundo.
Os seres humanos são capazes de ouvir uma faixa de frequências sonoras, chamada de espectro audível, que se estende entre 20 Hz e 20.000 Hz, aproximadamente. Os sons de frequências menores que 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequências superiores a 20.000 Hz são chamados de ultrassons.
O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos. O nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro.
A frequência (f) de uma onda sonora é medida em Hz, essa frequência define a sua altura, isto é, quanto maior é a frequência do som, mais agudo, ou alto, esse som é. Ao contrário, sons de baixas frequências são chamados de sons graves, ou baixos.
– Frequência: É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f.
Frequência: A frequência do som é determinada pela repetição de um deslocamento completo (ciclo) de aproximação e afastamento das moléculas de ar, ou seja, é a velocidade com que as partículas de ar vibram e completam um ciclo de compressão (aproximação) e rarefação (afastamento).
Para determinar a frequência, basta calcular: Unidades de medida mais usadas: Rotações por minuto (rpm) que corresponde ao número de oscilações por minuto Os sons considerados “graves” são os sons com frequências mais baixas (vibrações lentas) e os sons considerados “agudos” são os sons com frequências mais elevadas (vibrações rápidas).
Quanto maior o deslocamento das partículas nas oscilações, mais energia foi usada para gerar o som e esse descolamento é medido como a amplitude do som. E o número de vezes que uma partícula completa o movimento de um lado para outro determina a frequência. Dependendo do meio em que se propaga, a velocidade do som varia.
A fórmula para descobrir a frequência, quando dado o comprimento de onda e sua velocidade, é escrita como: f = V / λ. Nessa fórmula, f representa a frequência, V representa a velocidade da onda e λ representa o comprimento da onda. Exemplo: certa onda sonora viaja pelo ar com um comprimento de 322 nm e cuja velocidade é 320 m/s.
Como saber se um curso online é confiável?
Como resolver Torre de Hanói 4 discos?
O que fazer quando o MSA apresenta falhas continuamente?
Qual é a resposta 3 elevado a 2?
Como salvar texto do Word em PNG?
Como fazer download de imagens em alta resolução?
Como salvar um formulário Google em Word?
Como salvar progresso Google Play Games?
Como transferir fotos do celular para o cartão de memória?
Como funciona o modo carreira no FIFA 19?
Como pegar Pokémon no Pokémon HOME?
Como traduzir uma mensagem de voz?
Como trancar a porta para não abrir por fora?
Como traduzir para português os vídeos do YouTube?