O tênis de mesa não tem uma duração de tempo definida. O jogo é disputado numa melhor de sete games, sendo que um game é vencido pelo primeiro jogador a fazer 11 pontos. Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game.
Golpes de tênis de mesa
O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.
O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).
No jogo de tênis, há quatro saques comumente usados: o "flat service", o "slice serve", o "kick serve" e o "saque por baixo". Com isso, bons sacadores podem ganhar uma vantagem tática variando o tipo de saque e a colocação da bola.
O Forehand (lê-se fore-rend), ou direita, no tênis, é um golpe executado movimentando a raquete com a palma da mão virada para frente. O contato com a bola é feito do lado direito, para destros, e esquerdo, para canhotos.
Os principais tipos de empunhadura utilizadas no tênis de mesa são: caneta e clássica. A caneta é a empunhadura em que o jogador segura a raquete como se estivesse segurando uma caneta de modo que o polegar e o indicador fiquem na parte da frente da raquete e os outros três dedos na parte de trás.
Em 1988, o tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico. Em 2001, o tamanho da bola passou de 38 mm para 40 mm, aumentando a resistência do ar e diminuindo a velocidade do jogo. No mesmo ano, os sets passaram a ser disputas de 11 pontos (antes, eram 21 pontos), buscando reduzir o tempo de jogo.
Desde então, esses países possuem uma certa hegemonia no esporte. Por ser um jogo muito rápido, em que a bola pode atingir velocidades perto dos 200 km/h, algumas adaptações foram feitas ao longo do tempo para melhorar a jogabilidade e facilitar para os espectadores. Em 1988, o tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico.
Tênis de Mesa e Pingue-Pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer. Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura.
A partir daí, o jogo passou a ser chamado de tênis de mesa, mas ainda hoje, o nome ping-pong ainda é utilizado para se referir à prática recreativa do jogo, sem fins competitivos ou oficiais. Inicialmente, jogado com equipamentos improvisados e adaptados de outros esportes, em pouco tempo, passou a contar com a produção de equipamentos próprios.
Como tomar babosa para o estômago?
Quantas e quais são as operações compreendidas pela estampagem?
Para que serve noni com limão?
Como bloquear a Internet a partir de um horário?
Qual melhor jogo de loteria para ganhar dinheiro?
Qual a importância e ou objetivo da transparência na administração pública?
Quantos é quais são os pontos cardeais?
Quantos graus fica a água do aquecedor solar?
O que pode ser vontade de urinar toda hora e não conseguir?
Quais são as substâncias secretadas pelo tecido adiposo Unilocular?
Qual o prazo para resposta da Ouvidoria do INSS?
Qual o BDI utilizado no Sinapi?
O que ler na Bíblia quando alguém estiver doente?
O que aconteceu com a mãe de Angelina Jolie?
Quais são os 5 tipos de consumidor que temos?