O tênis de mesa não tem uma duração de tempo definida. O jogo é disputado numa melhor de sete games, sendo que um game é vencido pelo primeiro jogador a fazer 11 pontos. Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game.
Golpes de tênis de mesa
O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.
O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).
No jogo de tênis, há quatro saques comumente usados: o "flat service", o "slice serve", o "kick serve" e o "saque por baixo". Com isso, bons sacadores podem ganhar uma vantagem tática variando o tipo de saque e a colocação da bola.
O Forehand (lê-se fore-rend), ou direita, no tênis, é um golpe executado movimentando a raquete com a palma da mão virada para frente. O contato com a bola é feito do lado direito, para destros, e esquerdo, para canhotos.
Os principais tipos de empunhadura utilizadas no tênis de mesa são: caneta e clássica. A caneta é a empunhadura em que o jogador segura a raquete como se estivesse segurando uma caneta de modo que o polegar e o indicador fiquem na parte da frente da raquete e os outros três dedos na parte de trás.
Em 1988, o tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico. Em 2001, o tamanho da bola passou de 38 mm para 40 mm, aumentando a resistência do ar e diminuindo a velocidade do jogo. No mesmo ano, os sets passaram a ser disputas de 11 pontos (antes, eram 21 pontos), buscando reduzir o tempo de jogo.
Desde então, esses países possuem uma certa hegemonia no esporte. Por ser um jogo muito rápido, em que a bola pode atingir velocidades perto dos 200 km/h, algumas adaptações foram feitas ao longo do tempo para melhorar a jogabilidade e facilitar para os espectadores. Em 1988, o tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico.
Tênis de Mesa e Pingue-Pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer. Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura.
A partir daí, o jogo passou a ser chamado de tênis de mesa, mas ainda hoje, o nome ping-pong ainda é utilizado para se referir à prática recreativa do jogo, sem fins competitivos ou oficiais. Inicialmente, jogado com equipamentos improvisados e adaptados de outros esportes, em pouco tempo, passou a contar com a produção de equipamentos próprios.
Como usar a energia dos desenhos sagrados?
Quais os efeitos colaterais da erva de São João?
O que significa se sentir útil?
Como usar o entretela Termocolante?
O que precisa para ser um marceneiro?
Como usar citronela para limpeza?
O que é necessário para fazer um cover?
O que é preciso para se tornar um blogueiro?
Como funciona a centrifugação da máquina de lavar?
O que precisa para ser um testador de jogos?
Que dicas ou conselhos você daria para quem deseja se tornar um bom líder?
Quanto cobra um amigo de aluguel?
Quanto ganha um consultor de recursos humanos?
Como se tornar um correspondente imobiliário?