As bolas de pelo ocorrem como uma consequência dos hábitos de higiene dos nossos gatos. Todo gato se lambe para se manter limpo, e nesse processo, acabam engolindo pelos. Normalmente o sistema digestivo dos nosso pequenos conseguem “passar” os pelos e mandar direto para as fezes.
Vomitar bolas de pelo até quatro vezes em um mês é considerado normal, para gatos com pelagem longa, menos vezes para gatos com pelo curto. Isso acontece porque a língua do gato é áspera e não o permite conseguir cuspir o pelo, por isso ele acaba engolindo os pelos que se soltam durante a limpeza.
Suelen, quando um veterinário atende um gato perdendo pelo ele deverá realizar alguns exames. Além de investigar o ambiente e os sinais clínicos, o especialista pode solicitar testes complementares, que indicarão a origem do problema. Por isso, detectar a causa da perda de pelos é essencial para uma boa recuperação.
Dê ao seu gato como um agrado até 12 unidades por dia. Esse alimento não deve exceder 10% da necessidade calórica diária do seu animal. Adequar a quantidade de alimento completo oferecido ou nível de atividade do seu gato.
Umas das teorias para compreender por que o gato é propenso à formação dessas bolas de pelo é o tipo de alimentação atual. Mesmo que a ração contenha todas as proteínas de que o animal necessita, sua dieta deveria ser composta também por outros alimentos, como carne e peixe.
E como não são capazes do cuspir, inevitavelmente, engolem. No geral, os gatos expulsam a bola de pelo através de vômitos ou fezes, sem provocar nenhum problema. No entanto, a ingestão de uma quantidade abundante de pelo acaba afetando a digestão e, pior ainda, quando não é capaz de expulsá-la, o gato fica congestionado.
Existem algumas ervas e plantas que o gato pode comer para expulsar o pelo com mais facilidade, devido a suas propriedades laxantes. É o caso do trigo, da cevada ou da chamada “erva para gatos”. Consulte o veterinário antes de pôr vasos por todos os lados.
O fato do gato ter o pelo curto não significa que não precisa ser escovado; todos os gatos trocam de pelo e sua ingestão pode ser excessiva. De qualquer forma, os gatos de pelo longo precisam mais da nossa ajuda, assim como os de idade avançada já que não se lambem tanto por falta de energia.
Como funciona a compra e venda de uma ação?
Tem como pagar INSS retroativo autônomo?
Como saber qual promoção estou cadastrado Vivo por SMS?
Qual é a dimensão em que vivemos?
Como saber o que está sendo usado na Porta 80?
Qual número do cartão de débito Caixa?
Como funciona parcelamento na Minizinha?
Como saber qual lado certo do fone?
O que fazer quando voltar da licença maternidade?
Como é calculado o IPVA de uma moto?
Como regularizar IPTU na dívida ativa?
Como funcionam as oitavas de final da Copa do Brasil?
Como saber qual repetidor comprar?
Como faço para pagar minha fatura Nalin?
Como saber se é o dente do siso?
Como comprovar o exame toxicológico?