Primeira Exibição Cinematográfica Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no "Grand Café", foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração como "A chegada do trem à estação de La Ciotat" ou "A saída dos operários da fábrica".
“Sortie de l usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.
1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).
A sua primeira exibição, “La Sortie de l unsine Lumière à Lyon” (A saída da Fábrica Lumière em Lyon) aconteceu no dia 22 de março de 1895 no Grand Café Paris para uma pequena plateia, mas foi um grande passo para um novo rumo na indústria do entretenimento.
Em 28 de dezembro de 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière fizeram a primeira projeção pública de cinema, no Teatro Eden (que ainda existe), em La Ciotat, no sudoeste da França. O filme de 40 minutos de duração mostrava a chegada do trem à estação Ciotat e o embarque e desembarque de passageiros.
44 curiosidades que você vai gostar
O dia 28 de dezembro de 1895 é tido como o nascimento do cinema comercial. Com um programa fílmico de 40 minutos, os irmãos franceses Lumière perseguiam a meta que norteia a 7ª arte até nossos dias: maravilhar o público.
O Cantor de Jazz foi indicado ao Oscar por melhor roteiro adaptado, mas recebeu uma premiação especial, o Oscar Honorário, como primeiro filme com som, que revolucionou a indústria cinematográfica.
Atualmente, considera-se que o primeiro filme gravado no Brasil foi Chegada do Trem em Petrópolis, de 1897. Esse filme supostamente grava uma estação, em Petrópolis, de um trem que carregava o presidente Prudente de Morais.
O Cinema foi considerado como a sétima arte apenas no século XX, por Ricciotto Canudo, teórico e crítico de cinema, que queria distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo de massa, aproximando-o e integrando-o às Belas Artes. Para ele, o cinema é a arte síntese, que concilia todas as outras.
A história considera que foram as fitas exibidas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na primeira sessão pública do cinematógrafo, em 1895, em Paris.Documentário. FILME Nanook, O Esquimó ... Ficção científica. FILME Viagem à Lua. ... Terror. FILME O Gabinete do Dr. ... Animação. FILME O Apóstolo. ... Faroeste. ... Musical. ... Colorido.
Durante seus primeiros anos, os filmes ainda eram produzidos em um único rolo, que permitia cerca de 16 minutos de gravação. Por volta de 1907, algumas empresas começaram a importar obras cinematográficas feitas com vários rolos de produtores europeus.
Os primeiros filmes eram extremamente curtos, de apenas alguns segundos ou minutos, e em preto e branco. Outros eram rodados rapidos de mais, com os movimentos acelerados dos atores. O padrão cinematográfico permaneceu 16 a 20 quadros por segundo, que conferia mais realismo ás cenas.
Para ele, o cinema é uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes. Por isso, que considerava o cinema a sétima arte. Essa não foi uma iniciativa isolada. Em 1913, Ricciotto Canudo criou a Montjoie, revista especializada em arte, que abordavam assuntos sobre o cinema.
Cinema, a sétima arte.
Denominação dada ao cinema pelo italiano Ricciotto Canudo na sua obra Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte, onde aquele é considerado a súmula de todas as artes em movimento.
O início: Os primeiros filmes feitos no Brasil
Já o primeiro filme de ficção nacional é de 1908, Os Estranguladores, de Francisco Marzullo e Antônio Leal, com duração de 40 minutos. Apenas em 1914 foi feito um longa-metragem, chamadoO Crime dos Banhados, dirigido por Francisco Santos, com mais de duas horas de duração.
Em seguida, os Os Óculos do Vovô (1913), filme mudo de cinco minutos, dirigido pelo empresário de Pelotas (RS) Francisco Santos, também em cena com Mário Santos e Graziela Diniz, é conhecido como o filme de ficção mais antigo do Brasil.
Aconteceu no dia 6 de outubro de 1927 com a exibição de "O cantor de jazz" (The Jazz Singer), de Alan Crosland, em Nova York. O filme foi o primeiro a ter passagens faladas e cantadas e a usar um sistema sonoro eficaz, conhecido como Vitaphone, lançado um ano antes, em 1926, pela Warner Bros.
Branca de Neve, da Disney, foi o primeiro filme dublado no Brasil. Inventada no rastro do cinema sonoro, a dublagem é um recurso quase sempre utilizado para trocar uma língua por outra em uma produção audiovisual.
Segundo o Internet Movie Database (www.imdb.com), em 2006 foram lançadas, em todo o mundo, 21 847 produções audiovisuais, entre elas 19 328 filmes (as demais são novelas, séries de TV e outras obras que misturam som e imagem). Em 2005, o número de filmes havia sido maior: 21 761.
14 de abril: O primeiro jogo de futebol do Brasil ocorre na Várzea do Carmo, em São Paulo. 24 de junho: A revolução federalista é derrotada pelas tropas republicanas. 23 de agosto: O tratado de paz entre os republicanos e os federalistas é assinado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, terminando a Revolução Federalista.
A Revolução Federalista foi um conflito ocorrido na Região Sul do Brasil, entre os anos de 1893 e 1895, que expôs a divisão entre os republicanos, isto é, entre os que defendiam maiores poderes para o presidente da República e os que apoiavam a descentralização do poder, com maior participação dos estados.
Ano 1895 d.C.: O ano 1895 d.C. está inserido no século XIX d.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 1895, e somando o resto com 1, teremos 18+1=19.
Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.