A expressão “jeitinho brasileiro” se refere à abordagem improvisada e muitas vezes informal com a qual o brasileiro resolve situações problemáticas. Esse jeitinho brasileiro de ser é visto tanto como negativo quanto positivo, consoante a situação na qual ele é aplicado.
O “jeitinho brasileiro” é usado para definir tanto as situações positivas como as negativas: a criatividade ao resolver conflitos e até ao falarmos de corrupção.
Para o ambiente organizacional brasileiro, o jeitinho influencia na flexibilidade e na capacidade de adaptação por meio de formas não convencionais para a solução de problemas. Em alguns casos pode ser utilizado para procurar saídas não tradicionais para encontrar solução para os problemas cotidianos.
De acordo com Lívia Barbosa o "jeitinho" se relaciona com outras expressões muito próprias de nossa língua: "colher-de-chá", "quebrar o galho", "jogo de cintura", "ginga", "boa vontade". Há graduações maliciosas. Menos do que o "jeito", tem-se um favor. Mais do que o "jeito", tem-se a corrupção.
Em termos antropológicos, o jeitinho pode ser atribuído a um suposto caráter emocional do brasileiro, descrito como “o homem cordial” pelo antropólogo Sérgio Buarque de Holanda. No livro “Raízes do Brasil”, este autor afirma que o indivíduo brasileiro teria desenvolvido uma histórica propensão à informalidade.
Assim, podemos dizer que o jeitinho brasileiro expõe o seu lado emocional positivo, apresentando uma abordagem informal para debelar qualquer questão. ... É o jeitinho “único” de resolvermos as situações difíceis com aptidão, astúcia e acordo.
Porque quem pratica o jeitinho brasileiro, omite a infração da lei, em outras palavras, é uma forma de quebrar regras.
A expressão jeitinho brasileiro, ou simplesmente jeitinho, refere-se de modo abrangente à maneira que o povo brasileiro teria de improvisar soluções para situações problemáticas, usualmente não adotando procedimentos ou técnicas estipuladas previamente.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
Em termos antropológicos, o jeitinho pode ser atribuído a um suposto caráter emocional do brasileiro, descrito como “o homem cordial” pelo antropólogo Sérgio Buarque de Holanda. No livro “Raízes do Brasil”, este autor afirma que o indivíduo brasileiro teria desenvolvido uma histórica propensão à informalidade.
O jeitinho brasileiro pode ser visto tanto como um favor, quanto como uma forma de corrupção. Segundo a autora, ele estaria localizado entre esses dois polos, onde o primeiro é positivo e o outro é negativo, podendo pender mais para um lado ou para o outro.
Famoso por seu jeito alegre e descontraído de ser, diz-se que o povo brasileiro costuma se comportar com mais informalidade e descontração do que cidadãos de outras nacionalidades, até mesmo nas mais estressantes situações. No que diz respeito à conotação positiva, o jeitinho brasileiro é associado a uma forma leve, criativa, ...
Pode ter sido no banco, na padaria ou em qualquer outro lugar. Parece que sempre existe alguém pronto para “dar um jeito”. Se não fosse assim, o jeitinho brasileiro não seria tão conhecido por nós, não é mesmo? Mas acredite, por mais que o termo esteja na boca do povo, suas origens são mais profundas do que imaginamos!
Como tornar as aulas mais atrativas?
O que colocar no gua da espiritualidade?
Quanto se paga para casar no civil?
Qual a relação entre capital e trabalho?
Quantas linhas deve ter uma resenha de um texto?
Quanto tempo o remédio Tamarine leva para fazer efeito?
Quem está em dieta pode comer pão francês?
Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê?
Qual cor combina com amarelo biquíni?
Quais são as 4 divisões do reino vegetal?
Como é a imagem do espelho côncavo?
O que significa carcinoma escamoso invasivo?
Quais os maiores estados do Nordeste?
Como ocorre a polinização Ornitofilia?
Como personalizar o design do PowerPoint?