Nosso corpo produz vitamina D convertendo a luz do sol em substâncias químicas usadas pelo organismo. Em particular, quando raios solares UVB atingem a pele, uma substância na pele chamada 7-desidrocolesterol é convertida em vitamina D3. No fígado, a vitamina D3 é transformada em 25 hidroxi-vitamina D.
A vitamina D é sintetizada na pele em resposta à exposição a radiação solar ultravioleta B (UVB) e é a principal fonte dessa vitamina para o corpo, pois os alimentos ricos em vitamina D, como peixes e fígado, não fornecem a quantidade necessária diariamente desse nutriente.
10 alimentos com alto teor de vitamina D
As duas formas de vitamina D, após sua ingestão ou formação na pele, estão na forma inativa, e, para tornarem-se ativas, necessitam passar por dois processos de hidroxilação. O primeiro ocorre no fígado, e o segundo ocorre nos rins. É nesse último órgão que a forma ativa será realizada.
O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.
Existem frutas e folhas com vitamina D? De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, a resposta para essa pergunta é não! Infelizmente, não é possível encontrar vegetais fontes de vitamina D - por isso, é muito importante ter atenção com a dieta para não sofrer com deficiência desse nutriente.
SUCO DE LARANJA. O suco de laranja é uma ótima fonte de vitamina D, além de fornecer uma quantidade importante de cálcio e vitamina C.
Ela pode ser encontrada sob duas formas: ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3). A seguir conheceremos mais sobre a vitamina D, suas funções no organismo e os problemas desencadeados por sua deficiência.
Nesse órgão sofrem modificações e formam o calcidiol, a forma de depósito da vitamina. Posteriormente o calcidiol segue para os rins, nos quais forma o calcitriol, que é a forma metabolicamente ativa da vitamina D. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Só que isso derruba a produção de vitamina D. Aplicar um filtro solar fator (FPS) 15 reduz em 98% a produção dessa vitamina. A outra mudança foi na própria atmosfera terrestre. Um estudo feito na Índia comparou dois grupos de bebês, com idades entre 9 e 24 meses.
Vitamina D. Já parou para pensar como ela é absorvida pelo organismo? A quantidade de tempo dedicado à exposição ao sol e diversos outros fatores fazem a diferença! Confira. O senso comum afirma uma boa dose de vitamina D é obtida após 15 a 20 minutos de exposição ao sol. Desde que seja no período mais quente do dia, e sem uso de filtro solar.
Como referenciar uma carta ABNT?
Como instalar o Passei Direto no PC?
Como pedir McDonalds pelo WhatsApp?
Como fazer PPP para funcionário?
Como colocar pagamento em meu site?
Como usar Peppermint para alergia?
Como pedir um uber para 6 pessoas?
Como pedir Uber para mais pessoas?
Como faço para ler NTFS em Mac?
Como fazer correção de fotos no Photoshop?
Como tirar o cloro da água para consumo?
Como conseguir qualificação cadastral no eSocial?