Características do Hidrogênio atômico Possui apenas um elétron em seu nível eletrônico; O número de nêutrons depende do isótopo: prótio (0 nêutrons), deutério (1 nêutron) e trítio (2 nêutrons);
O elemento hidrogênio possui 3 isótopos conhecidos, sendo eles: H1 – prótio (cerca de 99,98%) H2 – deutério - hidrogênio que possui um nêutron (cerca de 0,015%). H3 – trítio - hidrogênio que possui dois nêutrons, e é radioativo (apenas traços).
Prótio, o isótopo mais comum de hidrogênio, composto por um próton e um elétron. Único entre todos os isótopos estáveis, não tem nêutrons. H Massa atômica de 1,00782504 (7) U o isótopo mais comum de hidrogênio com uma abundância de mais de 99,98%.
Determinar o número de nêutrons em um átomo é bem simples e não exige experimento algum. Para calcular o número de nêutrons em um átomo regular ou isótopo, siga estas instruções com uma tabela periódica em mãos.
...
N = M – n.N = número de Neutrons.M = Massa atômica.n = número atômico.
O único elemento químico cujos isótopos possuem nome próprio é o hidrogênio: H1 é denominado hidrogênio leve, hidrogênio comum ou prótio (H); H2 é denominado hidrogênio pesado ou deutério (D); H3 é denominado trítio, tricério ou tritério (T).
38 curiosidades que você vai gostar
* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
Ex.: O átomo de hidrogênio possui três formas de isótopos: o prótio (1 próton sem nêutron) o deutério (1 próton e 1 nêutron) e o trítio (1 próton e 2 nêutrons). O carbono-12, carbono-13 e carbono-14 são três isótopos do elemento carbono com os números de massa 12, 13 e 14, respectivamente.
Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z).
Número Atômico e Número de MassaNúmero de prótons: Z = A - n ou P = A - n.Número de nêutrons: n = A - Z.
De uma forma geral, participa da composição de diversos tipos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Quando não participa de substâncias químicas, ele é encontrado exclusivamente na forma molecular (dois átomos de hidrogênio ligados por uma ligação covalente simples), cuja fórmula é H2.
Características do Hidrogênio atômico
Possui um único próton em seu núcleo; Possui apenas um elétron em seu nível eletrônico; O número de nêutrons depende do isótopo: prótio (0 nêutrons), deutério (1 nêutron) e trítio (2 nêutrons);
O césio-137 é um isótopo radioativo do césio, que possui número de massa (A) igual a 137, pois corresponde à soma do número de prótons (55) com os nêutrons (82). ... Assim, a denominação “césio-137” vem do seu número de massa (A), que corresponde à soma do número atômico com os nêutrons (55 + 82 = 137).
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons.
Nêutrons são partículas eletricamente neutras que estão localizadas no núcleo atômico. Representação artística de um átomo: os nêutrons são partículas localizadas no núcleo. Os nêutrons foram descobertos apenas em 1932, por James Chadwick.
O número de prótons é o número atômico representado no lado inferior esquerdo do elemento. Visto que esse íon ganhou três elétrons, a sua quantidade de prótons permanece a mesma que no estado fundamental, assim temos que os prótons são 15. O número de massa é mostrado no lado superior esquerdo do elemento.
Por exemplo: um átomo de Urânio possui um número atômico igual a 92, o que equivale dizer que na sua forma de equilíbrio eletrostático, possui 92 elétrons e 92 prótons. O isótopo mais comum é o como massa atômica igual a 238, ou seja, a massa atômica é de 92 prótons mais 146 nêutrons que resultam em uma massa de 238.
Isótonos são átomos que possuem números atômicos (Z) e de massa (A) diferentes, mantendo o mesmo número de nêutrons. Isso pode ocorrer entre elementos químicos diferentes. Tem-se, portanto, como exemplo o Cálcio e o Cloro.
Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.
Isótonos, Isóbaros e Isoeletrônicos* Isótonos: Átomos que possuem o mesmo número de nêutrons, mas diferentes números atômicos (Z) e de massa (A).* Isóbaros: Átomos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z).* Isoeletrônicos: Átomos ou íons que possuem o mesmo número de elétrons.
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
A maioria dos estudos com isótopos ambientais têm-se centrado na utilização dos isótopos de hidrogênio (1H, 2H, 3H),carbono (12C,13C,14C), nitrogênio (14N, 15N), oxigênio (16O, 18O) e enxofre (32S, 34S).
O que é ter uma visão espiritual?
Qual é o valor das moedas antigas?
Como saber se a conta da Oi foi paga?
Como é chamado o terço da Misericórdia?
Como saber se minha habilitação está suspensa ou cassada?
Como preparar o kefir de água?
Como se cadastrar no aplicativo Avon?
O que significa Conta desativada na Netflix?
Tem como reverter o hipertireoidismo?
Como saber se o veículo e isento de IPVA?
Como retirar dinheiro do Mercado Pago na lotérica?