Estruturalmente, o que caracteriza o éster é a presença de algum radical alquila ligado diretamente ao átomo de oxigênio. Nesse caso, o radical (R) unido ao carbono – que, por sua vez, está duplamente ligado ao oxigênio – pode ser tanto um radical alquila quanto um átomo de hidrogênio.
Éster é uma função orgânica que pode ser identificada pela presença de um grupo R–COO-R', sendo R o radical orgânico. Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível.
Os ésteres são compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo orgânico. As balas de gomas e outros doces possuem o cheiro e o gosto que nos atraem, graças aos flavorizantes, que em grande parte são ésteres.
São compostos que contém a seguinte fórmula geral, sendo “R” radicais hidrocarbonetos não necessariamente iguais: Os ésteres são produzidos a partir da reação química entre um ácido carboxílico e um álcool, que origina como produto éster e água.
Os aldeídos são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, ou seja, o carbono da carbonila é primário. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável.
As amidas são muito empregadas na síntese de polímeros como é o exemplo dos náilons, que são poliamidas encadeadas e também os poliuretanos. Também são empregadas como herbicidas, repelente de insetos e medicamentos.
As cetonas são muito usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos. São também usadas como solventes de tintas, vernizes, esmaltes, na preparação de sedas e na preparação de medicamentos. A cetona de maior importância comercial é a propanona, mais conhecida como acetona.
Os flavorizantes são substâncias que, quando adicionadas em pequena quantidade aos alimentos, conferem-lhes características degustativas e olfativas. ... O sabor natural do morango, por exemplo, é uma mistura formada por mais de 100 substâncias.
Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água. Ésteres de baixa massa molar são líquidos à temperatura ambiente e os de alta massa molar são sólidos;
Antes de utilizar a regra de nomenclatura de um éster, é fundamental relembrarmos que esse composto é formado pela união de duas partes, uma proveniente do ácido carboxílico (em vermelho) e a outra do álcool (em azul), como representado pela imagem a seguir: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Estrutura genérica de um éster. Lê-se R, C dupla O, O R’ (erre linha). R e R’ são cadeias carbônicas É através da esterificação que surgem os ésteres.
Os ésteres são compostos orgânicos oxigenados que são formados pela reação química entre um ácido carboxílico e um álcool. Apresentam o grupo funcional ...
O que acontece se uma empresa emitir um recibo como nota fiscal?
Porque o ar condicionado me faz tossir?
Pode lavar a carne antes de congelar?
Como selecionar vários arquivos de uma vez?
O que são conjunções português?
O que uma calopsita pode aprender?
Porque quem fuma fica com a boca escura?
Qual é a moeda mais cara do Brasil?
Quantas horas um PM trabalha por semana?
Pode usar colírio Moura Brasil com lente de contato?
Como prescrever enzimas digestivas?
Quais são as custas de um inventário extrajudicial?
O que é o domínio do Active Directory?
Quanto tempo demora uma análise de financiamento de veículos?
Quantos Grammy tem o Kanye West?
Qual engenheiro pode assinar planta baixa?