Na Antártida, durante o verão, o sol nunca se põe: por meses, a cada ano, ocorre o fenômeno conhecido como “Dia Polar , no qual o sol permanece brilhando no céu, sem jamais a noite chegar no Polo Sul.
Na noite polar, durante o inverno antártico, o Sol não brilha de todo. Durante o verão antártico, o sol brilha 24 horas por dia. No plateau polar, as temperaturas atingem entre -40 e -68°C e na costa aprox. -18°C em Junho e alguns graus acima de zero no mês de Janeiro, o mês mais quente.
No polo sul, há seis meses seguidos de claridade, com o sol visível no horizonte. O fenômeno é chamado de sol da meia-noite ou noite-branca e ocorre tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte – sempre em latitudes além do círculo polar.
O fenômeno permite que o sol seja visto 24h por dia, isso acontece devido a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita. Essa inclinação faz com que a luz solar acabe incidindo quase de forma perpendicular sobre os pólos durantes seis meses por ano.
Você gosta quando chega a noite para poder observar as estrelas e a Lua no céu? Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.
36 curiosidades que você vai gostar
A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período. O acontecimento não significa, entretanto, que a região ficará mergulhada na escuridão total até janeiro do próximo ano.
Perto do solstício de verão, o sol brilha continuamente durante 24 horas se o tempo estiver bom. Quanto mais perto estiver o local dos polos, maior é a quantidade de dias do ano com luz contínua. O contrário acontece no inverno com a “noite polar” a prolongar-se por 24 horas.
Já no pólo norte, são os meses de abril a setembro agraciados com o Sol da Meia-noite. Portanto, é no Círculo Polar Antártico (sul do planeta Terra), que acontece a noite polar. Ou seja, estes dois lugares têm seis meses de escuridão, bem como outros seis meses de luminosidade completos.
Países “Sem Noite”
O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.
Como alegrar um coração triste?
Como enviar um PDF do notebook para o celular?
Como inserir linha em tabela protegida?
Como identificar uma Tsundere?
O que fazer para desenvolver a atenção?
O que estudar antes de começar a faculdade de direito?
Quais os cuidados necessários para manter a segurança no ambiente de trabalho?
Como ligar uma bomba de água em 2 disjuntores?
O que é prestação de serviço em desacordo?
Como ter um filho de barriga de aluguel?
Como criar cavalos para venda?
Como mudar a conta do OneDrive no PC?
O que é necessário para criar um produto?
Como aprender a ter foco para emagrecer?
Como são realizadas as provas de trave de equilíbrio e como é o aparelho utilizado?
Como pedir para religar a luz light?