A antropologia estrutural, portanto, não se situa no âmbito da antropologia cultural, mas como um estudo a parte do modelo do antropólogo alemão Franz Boas. Para Laplantine, foi a partir do estudo do parentesco que se constituiu o estruturalismo de Lévi-Strauss.
É possível entender o estruturalismo como um método de análise e estudo da realidade social. A análise estruturalista se dá a partir de modelos capazes de explicar como as relações humanas e estruturas sociais se constroem e como elas contribuem para explicar hábitos e costumes sociais.
Inicialmente desenvolvido na linguística, o estruturalismo corresponde a uma atitude vulgarizada nas ciências sociais a partir dos anos 60. Consiste em explicar o real não apenas a partir dos seus elementos mas sobretudo a partir da sua estrutura, na qual se vê uma realidade independente.
A filosofia é a ciência mais antiga da humanidade, surgiu com o objetivo de compreender a realidade a partir do racional, do logico. A antropologia, objeto de reflexão desse estudo, busca estudar o homem e compreendido na sua essência, sua totalidade. ...
A Escola Funcionalista vem trazer a colocação de que o marketing pode ser visto como um sistema em que se mapeia todo o processo da empresa, desde que este sistema estabeleça um relacionamento entre empresa e consumidor. Esta é uma percepção diferenciada do que eram apregoadas pelas demais escolas, anteriormente.
Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas....Antropologia.
Escola/paradigma | Estruturalismo |
---|---|
Temas e Conceitos | Princípios de organização da mente humana: pares de oposição e códigos binários. Reciprocidade. |
O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência e da mente, definição herdada de Wundt. ... Um dos grandes objetivos da psicologia estruturalista seria descobrir os aspectos estruturais da mente, a maneira pela qual se estrutura e os elementos da consciência.
Existe uma estrutura básica que faz com que todas as formações humanas comunguem das mesmas bases. Para Lévi-Strauss, compreender essas bases é o caminho para que a antropologia consiga se estabelecer enquanto ciência legítima. A busca central da antropologia contemporânea de Strauss se dá pela cultura.
A conclusão do antropólogo é a de que o pensamento mítico não está no homem, mas o próprio homem é que é pensado nos mitos. Mas vejamos outro exemplo da antropologia estrutural de Lévi-Strauss nas relações de parentesco. Parte-se da compreensão de que fenômenos de parentesco são estruturados como fenômenos linguísticos.
Para Lévi-Strauss, compreender essas bases é o caminho para que a antropologia consiga se estabelecer enquanto ciência legítima. A busca central da antropologia contemporânea de Strauss se dá pela cultura. O mundo possui diversas culturas diferentes (cada sociedade desenvolve uma cultura) e cada cultura é entendida como parte de um todo.
Este artigo destaca a importância de uma metodologia própria da antropologia, a etnografia, de base empírica e calcada no trabalho de campo e na perspectiva comparativa contrastiva, para o desenvolvimento da pesquisa na área do Direito.
Como se dá a fusão de duas empresas?
Como se chama a ferramenta fresa usada na fresadora horizontal?
Como se chama a mudança do estado que ocorre quando Fervemos a água?
Como recuperar um arquivo do Libre Office?
Como recuperar minha conta do Google sem o chip?
Como reparar arquivos do Windows?
Como chama a parte lateral da cabeça?
Como recuperar a senha do Expresso pr?
Como mudar admin do roteador Tp-link?
Como recuperar um arquivo do Windows Defender?
Como mudar o nome do adaptador de rede?
O que fazer para deixar o cabelo com balanço?
Como mudar o administrador do meu celular?