Alguns tipos e exemplos de bens que sofrem depreciação:Edifícios;Máquinas e equipamentos;Móveis e utensílios;Instalações;Veículos;Computadores e periféricos.
Lista de Bens que Sofrem DepreciaçãoPrédios, construções, imóveis utlizados pela administração e estruturas físicas industriais em geral.Projetos de manejo ambiental que tenham como propósito final a exploração dos recursos naturais gerados ( florestas de eucaliptos plantadas para produzir papel por exemplo )
Segundo a legislação, nem todos os bens podem ser depreciados. As principais exceções são os terrenos, os prédios e construções que não estão alugados nem são utilizados na produção. O mesmo vale para os bens que costumam aumentar de valor com o tempo, como as obras de arte e as antiguidades.
A depreciação é redução periódica do valor de um bem de acordo com a sua vida útil. Dessa forma, caso um bem tenha uma vida útil de 10 anos, por exemplo, ele será depreciado ao longo desses 10 anos. Contudo, mesmo após esse período ele ainda terá um valor residual.
É chamado de depreciação o processo de perda de valor que um bem sofre, por desgaste natural, obsolência ou uso, durante a sua vida útil. Absolutamente qualquer produto pode sofrer depreciação, com exceção daqueles que tendem a valorizar com o passar do tempo - como as jóias e os itens de colecionador, por exemplo.
20 curiosidades que você vai gostar
prédios ou construções não alugados nem utilizados pelo proprietário na produção dos seus rendimentos ou destinados à revenda; bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obras de arte ou antiguidades; e. bens para os quais seja registrada quota de exaustão.
1.2 Causas que justificam a depreciação: Desgaste pelo uso: Enfraquecimento da capacidade de produção Ação do tempo: Exposição aos rigores das variações atmosféricas, como o frio, calor, chuva, sol, umidade, maresia, etc.
É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.
Depreciação no balanço patrimonial
Essa perda de valor financeiro precisa ser informada, ano após ano, no balanço contábil da empresa. Este dado deverá constar como perda de valor em uma conta de custo ou despesa operacional e também como crédito da conta redutora do ativo imobilizado chamada “depreciação acumulada”.
Qual é o responsável pela hereditariedade?
Como ocorre a aquisição da linguagem do sujeito surdo?
Qual a diferença de endomarketing e comunicação interna?
O que faz um profissional na área de compras?
Qual é a oração do dia de hoje?
Como ver se tem pontos na CNH?
Por que Aluísio Azevedo é considerado um pioneiro no Brasil como escritor?
O que passar nas partes cromadas do carro?
Qual a diferença entre valeriana e Valerimed?
Quanto vale uma letra de música para vender?
Quanto custa para registrar uma assinatura?
Como solicitar o cheque especial Santander?
Qual o conceito de massa e qual a sua unidade?
Quem tem poder discricionário?
Qual a idade para acabar as espinhas?
Quais os riscos da metformina?