Significado de Molinete substantivo masculino Aparelho que serve para medir a rapidez de um curso de água. Espécie de bobina fixada no cabo de uma vara de pescar e sobre a qual se enrola a linha. Náutica Espécie de cabrestante horizontal, que se coloca à proa dos navios pequenos para suspender as âncoras; bolinete.
O molinete de pesca foi inventado por George W. Snyder na década de 1820.
Comercialmente falando, a venda da primeira carretilha data-se de 1760, estes foram as primeiras, e chamadas de “multiplier reels”, ou seja, carretilhas multiplicadoras. Apesar de toda esta história não confirmada totalmente, o crédito da invenção é de um norte-americano chamado George Snyder, no ano de 1820.
A carretilha é mais forte do que o molinete. Sua construção favorece arremessos mais longos e precisos, embora seja pior contra o vento do que o molinete. Elas são ideais para iscas artificiais, têm um recolhimento muito rápido e possibilita arremessos diferentes, principalmente os curtos e precisos.
O molinete é mais indicado para iscas leves, como a ultralight e a micro isca. O molinete facilita muito mais a questão do arremesso do que as carretilhas. Já que em certas situações com vento contra o arremesso com carretilha pode formar cabeleiras.
Os mais antigos, de c. 7.000 anos a.C, são da Palestina. Uma descoberta recente, de 2011, na caverna de Jerimalai em Timor-Leste, de um anzol feito de conchas teria 40.000 anos e reclama a primazia.
Esta é talvez a mais importante característica a ser considerada em um molinete. O sistema de fricção (traseiro ou dianteiro) permite que a linha seja puxada do molinete sob tensão sem que a mesma se rompa no momento da pegada e corrida do peixe.
Em termos de aparência, a principal diferença entre carretilha e molinete é que a primeira possui manivela dupla, com botões em ambas as extremidades, enquanto a segunda possui apenas um puxador.
No molinete também existe um mecanismo regulador de tração e repuxo de linha chamado de "fricção" ou "freio" para amortecer ou frear os puxões violentos causados por peixes de grande porte. É muito popular entre os pescadores esportivos, em função de seu manuseio simples e de seu baixo preço nos modelos mais básicos.
Ou até já tem conhecimento sobre o assunto, uma coisa é certa: será importante optar e decidir pela compra de um molinete ideal para suas pescarias. Por ser versátil e ter um ótimo desempenho na pescaria, é um equipamento clássico entre a maior parte dos pescadores do Brasil.
Quanto mais frouxo estiver a regulagem, mais livremente a linha será puxada pelo peixe capturado. Por outro lado, quanto mais apertada estiver a regulagem, a ação do freio será maior. Dessa forma liberando menos linha na briga com o peixe. Qual a diferença entre o molinete e a carretilha?
Molinete (pt-BR) ou carreto (pt), também conhecido como carretilha, é um mecanismo usado para tracionar e enrolar um cabo, uma linha ou fio, muito comum na pesca à linha ou na pesca submarina, formada basicamente por um Carretel ou Fuso (têxtil) posicionado em forma de coluna onde se pode enrolar o cabo ou a linha de pesca; está por sua ...
Qual cidade é a capital da moda?
É preciso valorizar o professor?
Quais os passos para registrar uma marca?
Qual é o período de chuva no Brasil?
O que é ser uma pessoa temente a Deus?
Como é construída a ética na sociedade?
O que é processo de Cominuição?
É necessário procuração para advogar em causa própria?
Para quem ligar quando falta luz?
Quais os dois idiomas falados na Suíça?
Quais são as duas modalidades do karate?
Quantos feriados tem no Brasil em 2021?
Onde faz o teste da orelhinha?
Quais são as regras de Ouro Petrobras?
Como devem ser desenhadas as linhas de cota?