Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Confira a recomendação máxima por dia: 4 xícaras de café fresco (225 ml). 10 latas de refrigerantes de cola.
Uma ingestão diária moderada, no entanto, estaria em torno de 500 ml até um litro de café filtrado. No caso do expresso, vale a metade dessa quantidade. Luna relativiza a quantidade, mas sugere estudos que comprovam a ocorrência de consequências negativas à saúde com o consumo de mais de seis xícaras por dia.
Quantidade segura
1-Adulto saudável com cerca de 70 kg: de 300 a 400 miligramas de cafeína (o equivalente a 4 xícaras de café coado); 2-Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 100 miligramas de cafeína (cerca de 1 xícara coado); 3-Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras coado);
Segundo a nutricionista Daniella Chein, o café é um grão rico em nutrientes importantes para o nosso organismo e, por isso, é recomendado para uma alimentação saudável. Contudo, o seu consumo deve ser moderado, não ultrapassando quatro xícaras por dia.
Está longe de haver um consenso sobre os efeitos do café sobre a saúde, embora o consumo exagerado de qualquer substância geralmente seja relacionado com efeitos indesejáveis - e 1 litro de café por dia é considerado um consumo exagerado em todos os padrões.
41 curiosidades que você vai gostar
Isso porque, quando consumida em altas doses (mais de 500 mg - cerca de quatro xícaras grandes por dia), pode causar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade, tremores e diarreia. A cafeína também aumenta a eliminação de cálcio e compete com a vitamina C e o ferro, podendo anular esses nutrientes.
Tomar muito café pode provocar sintomas como dor de estômago, tremores e até insônia. A dose máxima de cafeína recomendada por dia é de 400 mg, o equivalente a beber cerca de 600 ml de café de saco por dia ou 3 cafés expressos.
Apesar disso, os pesquisadores orientam que as pessoas evitem ingerir café acima da média recomendada pelas autoridades de saúde (até cinco xícaras por dia), já que em altas doses a cafeína pode causar insônia, agitação e dor no estômago por estimular a produção de suco gástrico.
As quantidades podem variar bastante. Uma xícara de 230 ml de café coado pode conter de 95 a 165 miligramas de cafeína, e o café instantâneo, 63.
Como é que os corpos conseguem se manter sempre em órbita?
Como ocorre a reprodução típica dos fungos?
Como os egípcios produziam o necessário para sobrevivência?
Como ocorre a reprodução dos caramujos?
Como os animais herbívoros obtém seu alimento?
Quanto vale um ampere em volts?
Como ocorre a reprodução assexuada por fragmentação ou regeneração?
Qual a crença do Egito nos dias de hoje?
Como faço para passar as fotos para um CD?
Como os egípcios contribuíram para a matemática?
Como é a comunicação dos elefantes?
Como realizar a programação de suprimentos?
Como ocorre a respiração celular resumo?
Como as famílias de elefantes se comportam em seu habitat normal?
Como ocorre a formação do território?
Quais são as classificações dos carboidratos?
Como ocorre a reprodução em bactérias e outros seres unicelulares?
O que significa a Páscoa para os budistas?