A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
A reprodução das bactérias é por reprodução binária. Nesse processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e divide-se em duas. ... As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição.
Os seres unicelulares podem ser reproduzir tanto de forma assexuada, como é o caso das bactérias, quanto de forma sexuada como alguns protozoários. Na reprodução assexuada são gerados indivíduos geneticamente idênticos a partir do processo de fissão binária.
As bactérias não apresentam nenhum tipo de reprodução sexuada, e sim recombinação genética que pode ocorrer por transformação, transdução ou conjugação. A transformação ocorre com algumas bactérias que conseguem absorver fragmentos de DNA que se encontram dispersos no meio. Esses fragmentos são incorporados ao material genético das bactérias ...
Estrutura da Célula Bacteriana A célula bacteriana é procariótica, ou seja, o material genético fica disperso no citoplasma e é constituído de uma molécula circular de DNA, chamada nucleoide. Além do nucleoide, pode haver também moléculas adicionais de DNA circular, os plasmídeos.
Entretanto, vale destacar que algumas espécies não apresentam tecidos verdadeiros e que as células apresentam relativa independência, como é o caso dos poríferos. A reprodução dos organismos multicelulares, assim como dos unicelulares, pode ser assexuada ou sexuada.
É um processo extremamente rápido, o que explica a rápida proliferação bacteriana em infecções, por exemplo. Outro modo é através da esporulação, que acontece em condições adversas como falta de água e nutrientes, calor extremo, entre outras.